Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura realizou capacitação para aprimorar combate ao escorpião
Na segunda-feira;* dia 19 de agosto;* agentes de combate às endemias;* comunitários e zoonoses;* educadores e representantes das associações de bairro do município;* participaram de uma capacitação com o Claúdio Gonçalves Cabello;* que é engenheiro agrônomo da Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN.
A ação teve como objetivo orientar e conscientizar os participantes sobre a busca e captura desses animais. Já que o período de reprodução dos escorpiões ocorre entre agosto e abril;* a Prefeitura de Tupã está intensificando as medidas de prevenção e combate aos escorpiões.
De acordo com o infectologista da Vigilância em Saúde;* Dr. Douglas Batista;* as capacitações oferecidas pela prefeitura são de extrema importância para levar o conhecimento às pessoas que possam se envolver no atendimento de acidente por escorpião.
“Aproximadamente 80% dos acidentes com o animal são leves e não possuem nenhum risco de morte para adultos e crianças;* apenas a minoria evolui para um quadro de complicação. Entretanto;* mesmo não oferecendo perigos à população é necessário levar informação para que as pessoas não se desesperem e saibam como lidar no caso de acidente com o escorpião”;* disse.
O responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses de Tupã (CCZ);* Robison Luiz;* explicou que a palestra orientou os agentes que trabalham diariamente na prevenção e combate ao animal peçonhento.
“Sabendo que os agentes precisam de atualizações constantemente;* trouxemos essa capacitação com o engenheiro agrônomo da SUCEN;* que apesar da sua agenda complicada;* veio até a nossa cidade realizar um treinamento teórico com os agentes que lidam diariamente com as ações de combate ao escorpião”;* destacou.
Robison também comentou sobre o incidente na Creche Municipal de Campos Ruiz;* onde a vítima recebeu o socorro eficiente devido ao treinamento realizado pelo CCZ aos colaboradores da creche. “Levar informação para a população em geral pode evitar que ocorram acidentes graves. O treinamento que as funcionárias da creche receberam foi de suma importância para que elas tomassem as providencias adequadas e salvassem a vítima de qualquer complicação”;* informou.
Ele ainda alertou que no caso de qualquer acidente com o escorpião;* a vítima deve ser levada imediatamente para a Santa Casa de Misericórdia de Tupã;* localizada na rua Manoel Ferreira Damião;* 426. “Quando o munícipe tiver algum acidente com o animal peçonhento;* ele deve ser levado diretamente à Santa Casa para receber o tratamento adequado”;* afirmou.
O secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* destacou que a limpeza é o principal método de combate aos escorpiões;* e que a equipe da secretaria de Saúde vem praticando esse serviço em todo município. “Notamos uma redução significativa nas endemias durante o período de intensificação de limpeza;* e essa palestra trouxe algo novo para incluirmos nas ações de prevenção e combate do animal peçonhento”;* disse.
Laércio também agradeceu a toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde pelos serviços prestados ao município. “Gostaria de agradecer a todos os agentes;* chefes de setor e a equipe de saúde em geral;* que não medem esforços para realizar os trabalhos de orientação;* prevenção e combate do animal”;* agradeceu.
O secretário de Saúde ainda pediu a colaboração da população tupãense nessa luta contra o escorpião. “A colaboração da população é essencial para acabarmos com o animal;* como já dito;* a limpeza é a principal arma para combate do escorpião;* por isso peço aos munícipes ajuda na limpeza de seus terrenos”;* disse.
Representando o Poder Legislativo;* o vereador Capitão Neves;* ressaltou que a capacitação colabora para melhorar o conhecimento das equipes de saúde. “Eventos como este são essenciais;* pois além de ser sensível às necessidades da população;* que precisam de cuidado e orientações sobre como lidar com o animal;* a capacitação investe na atualização de conhecimento dos profissionais que atuam diariamente no combate ao escorpião”;* disse.
Já o prefeito Caio Aoqui;* comentou que o surgimento do animal neste período do ano acaba sendo maior devido ao clima;* e por isso;* a prefeitura está intensificando os trabalhos de maneira planejada e envolvendo um maior número de pessoas.
“Nós queremos envolver a comunidade para a realização de ações integradas;* uma vez que as pessoas estão capacitadas para lidar com o escorpião;* o risco de acidentes com o animal diminui. A capacitação se faz necessária justamente para oferecer um suporte aos funcionários;* os ajudando a enfrentar as dificuldades do dia a dia de uma forma mais cuidadosa e eficaz”;* concluiu.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.