Secretário de Educação ministra palestras para pais de alunos da rede municipal
Secretário de Educação ministra palestras para pais de alunos da rede municipal
Apresentação visa valorizar a integração entre família e a comunidade escolar
O secretário municipal de educação;* professor Marcos Leite;* iniciou nesta terça-feira (24) um roteiro de palestras que ministrará para os pais dos alunos de toda a rede municipal de ensino em Tupã. Os encontros serão realizados todas as terças;* nas unidades escolares. Mesmo com o frio intenso da noite;* pais e familiares dos alunos da Emei José Maris comparecem para a apresentação.
Para contextualizar o tema;* Marcos Leite explicou que a ideia é criar um ambiente em que a família possa ajudar a escola. “Nós temos percebido que a família é fundamental para nosso trabalho. À medida que os pais se envolvem com o que nós propomos;* nossos resultados são muito melhores”;* disse.
O secretário destacou que o objetivo da palestra é dialogar com os pais sobre o papel da família do ponto de vista da educação. “Queremos que a família não dê à escola uma responsabilidade que não é da escola;* nós somos responsáveis pelo letramento;* formação educacional;* e não a formação psicológica;* mas precisamos trabalhar junto nisso com os pais”;* afirmou Marcos.
Durante a palestra “Família de Sucesso” foi ressaltado que hoje a escola precisa acolher a diversidade que as famílias vivenciam. “Hoje são famílias modernas que precisamos entender e dialogar;* é isso que a integração permite”;* falou o titular da Seduc.
Os pais Eduardo e Adriana Trindade estavam presentes na palestra e falaram da importância da integração entre a família e a comunidade escolar. “Foi uma apresentação muito boa;* que mostra o real valor que tem a família e a escola. Os pais tem que fazer sua parte;* para que os filhos sejam melhores”;* disse Eduardo.
Já Adriana comentou sobre as ações que os pais não realizam com os filhos. “Muitas coisas simples que o professor coloca em pauta;* não fazemos no dia a dia;* mas agora;* vamos colocando em prática aos poucos dentro de nossas casas”;* salientou.
A professora Aurinda Simões falou da importância da união entre pais;* professores e gestores da escola. “Nenhum dos lados conseguem educar 100% as crianças;* por isso é fundamental esse complemento entre os pais e a educadores.”
Ao final da atividade;* foi realizada também uma dinâmica com os presentes. “Esperamos criar esse ambiente para que as famílias se envolvam na criação de seus filhos”;* conclui o secretário.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.