.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Terça-feira, 03 de Setembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Secretaria de Saúde desenvolve projeto de educação sexual

Secretaria de Saúde desenvolve projeto de educação sexual


Secretaria de Saúde desenvolve projeto de educação sexual

A Prefeitura de Tupã;* por meio do Ambulatório de Moléstias Infecciosas;* realiza trabalho educativo nas escolas do município;* com o intuito de levar informações relacionadas à sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Segundo a educadora em Saúde;* Mirian Dias dos Santos;* a conscientização é realizada principalmente em escolas estaduais;* faculdades;* empresas e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “As aulas de educação sexual são solicitadas mediante a necessidade de cada instituição que entra em contato com o ambulatório;* através do telefone (14) 3491-5640”;* disse.

A educadora em saúde explicou que a educação sexual deve ser abordada de forma descontraída;* convidando o estudante a tirar suas dúvidas. Para isso;* é necessário quebrar barreiras e tabus sobre a sexualidade;* criando um ambiente que privilegie o diálogo sobre o tema.

“Geralmente levamos para a sala de aula uma caixa;* onde os alunos depositam suas dúvidas sem precisar se identificar. Sabemos que o assunto ainda é tratado como tabu;* e muitos possuem vergonha em falar. Por isso;* oferecemos essa opção para que todos tenham a oportunidade de sanar suas dúvidas”;* informou.

Ela também disse que é essencial uma educação sexual ampla;* que abrace os aspectos biológicos e sociais da afetividade humana;* atuando na formação de jovens sexualmente responsáveis.

“A ausência de um espaço aberto para discussões sobre a sexualidade;* aliada a falta de conhecimento ou informações distorcidas sobre o tema;* agravam a vulnerabilidade dos jovens;* prejudicando a tomada de decisões;* os levando a iniciar uma vida sexual sem proteção;* sujeitando-se a uma gravidez indesejada ou exposição às IST’s”;* destacou.

Mirian acrescentou que trabalhar a sexualidade é uma importante intervenção no campo da saúde pública;* onde a conscientização é a melhor forma de combater os problemas ligados à falta de informação.

“Todos devem ter acesso às informações sobre a sexualidade;* pois o conhecimento pode combater situações prejudiciais à vida dos estudantes como gravidez indesejada;* infecções;* abusos e etc. Quando o jovem conhece o próprio corpo;* além de aprender a identificar situações de abuso;* ele compreende métodos de prevenção e a responsabilidade de uma vida sexual ativa”;* concluiu.

433 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.