Assistência Social realiza curso básico de cuidador de idosos para entidades
Assistência Social realiza curso básico de cuidador de idosos para entidades
Creas inicia semana que vem o curso de qualificação em cuidador de idosos
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Tupã (Creas) oferece a partir de semana que vem o curso básico de cuidador de idosos. O curso terá a participação de funcionários das entidades da rede de proteção especial como a instituição Casa dos Velhos e a Assistência Social e Cultural da Assembleia de Deus “Casa Emanuel”. Ao todo 46 pessoas serão capacitadas.
O curso gratuito foi solicitado pela Secretaria de Assistência Social;* através de sua titular;* Isaura Gaspar e terá duração total de 12 horas;* com aulas durante os dias 05;* 19 e 26 de Outubro. As aulas acontecem no espaço da instituição Casa dos Velhos e serão divididas entre o período da manhã e tarde. O objetivo do curso é capacitar e aperfeiçoar o trabalho que os funcionários das entidades já realizam.
Entre os profissionais envolvidos na qualificação para cuidadores de idosos estão enfermeiros;* educadores físicos;* psicólogos;* fisioterapeutas e os assistentes social das entidades.
Os participantes recebem formação para prestar cuidados gerais de saúde;* tanto física quanto emocional;* e cuidados relacionados às necessidades básicas de um idoso. As aulas são divididas em teóricas e práticas. Os dois módulos ensinarão desde o estatuto do idoso até noções básicas de enfermagem;* funções vitais;* prevenção de quedas e primeiros socorros.
A secretária de assistência social;* Isaura Gaspar;* destacou a importância do curso para os funcionários que já trabalham com idosos em Tupã. “Este tipo de ação aperfeiçoa o conhecimento que os profissionais já possuem;* além de deixar os familiares e idosos mais tranquilos;* porque eles são atendidos por pessoas qualificadas que prestam um atendimento de saúde pautado na humanização e melhoria da qualidade dos serviços os idosos”;* finalizou Isaura.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.