Conselho Municipal do Idoso coloca em pauta diversas questões para serem realizadas
Conselho Municipal do Idoso coloca em pauta diversas questões para serem realizadas
Reuniões acontecem nas ultimas quartas feiras do mês
Esteve reunido nesta quarta-feira;* dia 25;* na sala dos Conselhos Municipais;* localizado na Secretaria de Assistência Social (SEMAS) os membros do Conselho Municipal do Idoso. Participam do Conselho Municipal;* as seguintes entidades: Câmara Municipal;* Assembléia de Deus;* Casa dos Velhos;* Secretarias de Saúde;* Assistência Social;* Esportes e Recreação;* Educação;* Cultura e Turismo. Também as entidades Conselho Municipal dos Engenheiros;* Arquitetura e Aposentadoria;* Imprensa e Gabinete Prefeito.
O presidente do Conselho Municipal do Idoso;* o pastor Antônio Carlos Bispo;* comandou os trabalhos. Durante a reunião foi levantada as questões relativas ao Trânsito;* mais especificamente;* sobre as vagas para Idosos na zona azul. Atualmente há uma demanda para criação de mais vagas para Idoso na zona azul. A própria pasta de Trânsito e Segurança;* representada por um de seus diretores disse que recebe diariamente ligações para que a Secretaria crie novas vagas para idosos na zona azul.
Na oportunidade;* também foi ressaltado que muitos usuários que usam estas vagas demoram muito para dar o espaço para outros idosos que precisam estacionar nestas vagas para idoso. Ficou registrado na ata da reunião que umas das saídas seria colocar um cartão vermelho com um período máximo no espaço. De acordo com a Secretaria de Trânsito e Segurança a zona azul tem que contar 5% das vagas para os idosos.
Foi colocado em pauta também a visita nos Conselho Municipal do Idoso nas entidades que cuidam desta faixa etária da população como Assembléia de Deus;* Instituição Casa dos Velhos;* entre outras. O objetivo;* explicou Bispo;* seria visitar as entidades que dão apoio integral aos idosos para conhecer os trabalhos realizados nestas entidades em prol da melhoria da qualidade de vida.
“É importante que os cidadãos mais idosos não fiquem parados;* há não ser aqueles acamados que precisam de maior atenção;* por que os idosos em geral tem muita disposição para realizar diversas atividades sociais;* esportivas e recreativas”;* destacou Bispo. Também um dos membros do Conselho acrescentou que seria necessário que se crie uma sala de informática como;* por exemplo;* no Núcleo de Apoio a Terceira Idade (NATI) ou na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Tupã e Região (AAPTR).
Durante o encontro;* foi abordado a necessidade de criação de uma cartilha de sensibilização para que a população possa conhecer e aderir ao recolhimento de 6% para pessoa física e 1% do imposto no imposto de renda durante o ano. “Este dinheiro que a pessoa que não é isenta do imposto de renda vai para o governo federal;* sendo que essa quantia poderia ficar na própria cidade”;* concluiu Bispo.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.