Em homenagem ao Dia do Idoso que acontece anualmente no dia 1 de outubro;* o Núcleo de Apoio a Terceira Idade (NATI) órgão vinculado a Secretaria de Assistência Social (SEMAS) realizou nesta quarta-feira;* dia 25;* comemoração ao Dia Do Idoso. O evento contou com a presença de aproximadamente 500 membros.
Para comemorar o Dia do Idoso foram programados diversas atividades sociais;* culturais e recreativas. A diretora Sandra Cabrera;* do NATI;* disse que o Dia do Idoso é uma data especial e que foi feita para que todos os membros pudessem se divertir com as atividades. “Foram distribuídos vários brindes patrocinado pelo comércio de Tupã e também será sorteado um almoço em alguns restaurantes da cidade”. Os restaurantes Toulouse;* Faceburger;* Costelão do Baiano;* Ki- Torresmo e Restaurante Avenida patrocinaram os almoços que foram sorteados.
Sandra disse também que foi sorteado alguns livros de auto-ajuda e reflexão. “É muito bom que eles posam estar sempre em contato com a literatura;* visto que é muito bom para a memória evitando doenças degenerativas”. Também foi oferecido o café-da-tarde e o bolo comemorando o Dia do Idoso. Sandra acrescentou que foi comemorado os parabéns para os aniversariantes do mês e que os mesmos receberam também presentes. Em seguida;* foi realizado o tradicional baile que acontece todas as quartas-feiras.
A comemoração do Dia do Idoso foi antecipada para esta quarta-feira;* pois;* o Dia do Idoso comemora no dia 1 de outubro. A secretaria de Assistência social;* Izaura Gaspar;* disse que o Dia do Idoso é uma data especial que deve ser comemorada e para que todos se conscientizem sobre as questões envolvendo estes cidadãos. “É uma data muito especial e que nós do poder publico devem ter a obrigação de desenvolver políticas públicas que satisfaçam suas necessidades básicas como saúde;* locomoção e acessibilidade;* educação e lazer. Isto é necessário que se faça”.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.