Prefeitura e parceiros definem programação do Outubro Rosa em Tupã
Prefeitura e parceiros definem programação do Outubro Rosa em Tupã
Campanha promoverá exames de mamografia e papanicolau nos postos da saúde da família
O roteiro de ações do “Outubro Rosa”;* já está definido em Tupã. Durante o próximo mês diversas atividades serão realizadas na cidade;* com objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama. A campanha acontece entre uma parceria do Governo de Tupã;* através das secretárias municipais de Assistência Social e Saúde;* com o Rotary Club;* e a Casa da Amizade.
Durante o mês de Outubro;* todos os postos do programa Saúde da Família realizarão exames de mamografia e papanicolau para as mulheres. O secretário municipal de saúde;* Antônio Brito;* disse que a principal meta é fazer com que mais mulheres se conscientizem do exame do toque e da mamografia possibilitando um tratamento efetivo. “É um momento de conscientização e mobilização de todos. Um exame precoce de câncer é garantia de prevenção a doença”;* disse.
Nesse sentido;* o prefeito Manoel Gaspar ressaltou que a administração municipal;* deve proporcionar exames;* como a mamografia. “Hoje as mulheres têm um amplo acesso a esses exames para que cada vez mais possam enfrentar a doença com resultados positivos”;* destacou.
Oficializando a campanha;* a primeira caminhada Outubro Rosa está marcada para o dia 5;* um sábado às 9h em frente ao Dallas. O trajeto percorrerá a Avenida Tamoios;* a Avenida Aimorés;* até a Praça da Bandeira. Todos os participantes podem comparecer usando alguma peça rosa;* a cor símbolo da campanha. Durante a caminhada será distribuído um laço rosa;* emblema da campanha;* para todos os participantes.
A secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* destacou a importância das ações realizadas. “A intenção é de conscientizar o maior número possível de mulheres sobre a importância do autoexame da mama;* e do paranicolau;* visando aumentar a chance de cura e a qualidade de vida”;* orienta.
A vereadora Telma Tulim explicou que quanto mais cedo o diagnóstico é feito;* maiores são as chances de cura. “E o movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer”;* afirmou Telma.
Outubro Rosa é um campanha de conscientização realizada por diversas entidades;* comércio e órgãos no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Rotary está vendendo também adesivos para vitrines e carros;* com o símbolo da campanha. Toda a renda líquida adquirida com a venda de adesivos;* e demais ações serão integralmente revertidos para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Tupã.
Além das atividades;* os principais espaços públicos e monumentos da cidade serão iluminados com a cor rosa;* que representa o movimento.
Selecione os tipos de cookies que você deseja permitir:
Cookies estritamente necessários (sempre ativos) Estes cookies são essenciais para o funcionamento básico do site e permitem que você navegue pelas páginas e utilize recursos essenciais, como acesso a áreas seguras. Eles não coletam informações pessoais identificáveis e são necessários para garantir a funcionalidade adequada do site.
Cookies de desempenho Estes cookies coletam informações sobre como os visitantes usam o site, como quais páginas são mais visitadas e se ocorrem erros. Eles nos ajudam a melhorar o desempenho do site e a entender como os usuários interagem com ele. As informações coletadas são agregadas e anônimas.
QR Code da página atual
Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.