Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura firma convênio para implantação de fossas sépticas biodigestoras
O prefeito Caio Aoqui assinou nesta segunda-feira (23);* um convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO);* que contempla o município com 190.462;*29 reais para a implantação do sistema de saneamento rural;* através da instalação de 41 fossas sépticas biodigestoras.
O investimento será de 200.577.23 reais;* com o firmamento do convênio;* a Prefeitura de Tupã dará em contrapartida apenas 5;*1%;* totalizando 10.229;*44 reais. A tecnologia integra ações que visam universalizar o saneamento na área rural do município.
De acordo com o engenheiro ambiental;* Guilherme Eduardo Destro;* a fossa séptica biodigestora é uma tecnologia de baixo custo;* simplicidade e eficiência;* que beneficiará o meio ambiente e a saúde da população rural.
“É um sistema simples;* onde o esgoto é lançado dentro de um conjunto de três caixas d’água ligadas uma à outra. Então;* o esgotamento passa a ser tratado pelo processo de biodigestão;* reduzindo os agentes biológicos perigosos para a saúde humana e que posteriormente;* os resíduos servirão como fertilizante para adubar árvores;* milho;* capim;* entre outros”;* explicou.
Guilherme também destacou que o tempo de biodigestão do sistema varia de acordo com a temperatura e a quantidade de pessoas que utilizam a fossa séptica.
“Com vários moradores utilizando as fossas será possível reduzir o contato de resíduos poluentes com o meio ambiente. A natureza ganha com a diminuição da poluição em solos;* córregos e rios. Já os moradores terão a melhoria da qualidade de vida no campo. Por isso;* está conquista é tão importante para o nosso município”;* informou.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* José Rodrigues – “Zé Vinagre”;* salientou que o projeto visa fornecer o material e serviço de instalação para a implantação das fossas sépticas biodigestoras aos produtores rurais do município que ainda possuem uma solução adequada para a destinação de esgoto em suas propriedades.
“Iremos implantar o serviço e o proprietário ficará responsável pela manutenção e cuidados necessários para o funcionamento adequado das fossas sépticas. Nós forneceremos as orientações necessárias para a execução da manutenção”;* disse.
Zé Vinagre acrescentou que para receber o serviço;* os produtores rurais interessados devem buscar a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* localizada na rua Francisco Budaibes;* nº 101.
“O período de inscrições será de 30 de setembro à 29 de novembro. Para o cadastramento é necessário que o produtor vá até a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente;* munido com a matrícula/escritura atualizada na propriedade;* RG e CPF do proprietário;* cópia do Comprovante do Cadastro Ambiental Rural (CAR);* cópia do Imposto Territorial Rural da Propriedade (ITR);* cópia da Certidão de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR)”;* informou.
Já o prefeito Caio Aoqui;* ressaltou que a implantação de fossas sépticas biodigestoras terá um impacto positivo no meio ambiente;* pois se trata de uma tecnologia de baixo custo e fácil implementação;* que também vai melhorar as condições sanitárias do cidadão rural.
“É fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através de estratégias de implantação de tecnologias que contemplem também o meio ambiente;* por meio da sustentabilidade e reutilização de recursos. Com a instalação das fossas sépticas biodigestoras;* a população rural terá acesso a um saneamento de maior qualidade”;* destacou.
O chefe do Executivo acrescentou que além dos diversos benefícios para a população e meio ambiente;* com a iniciativa a Administração Municipal poderá diagnosticar a situação das propriedades rurais no município.
“O firmamento do convênio é importante para o êxito das ações de adequação do saneamento nas áreas rurais. Além disso;* a ação possibilitará o reconhecimento das necessidades desta parcela da população de forma que teremos um panorama para desenvolver futuras políticas;* programas e projetos voltados para as questões rurais”;* concluiu.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.