PRONATEC recebe inscrições para o curso de Pedreiro de Alvenaria
PRONATEC recebe inscrições para o curso de Pedreiro de Alvenaria
Curso tem como público-alvo pessoas entre 18 a 59 anos
A Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através da Escola Municipal de Formação Industrial (EMFI) “Paulo Renato Stort” em parceria com o SENAI-SP informa que está recebendo inscrições para o curso de Pedreiro de Alvenaria do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). As vagas para os cursos de Torneiro Mecânico;* Operador de Computador e Auxiliar Administrativo contam com todas as vagas preenchidas. O curso tem como público-alvo pessoas com idade entre 18 a 59 anos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico;* Clovis Saito;* disse que a procura pelos cursos está sendo grande. “São cursos realizados pelo SENAI e isso dá a garantia de oferecer um curso com qualidade e know-how para as pessoas que irão participar destes cursos”. Acrescentando;* Saito avaliou que Tupã precisa de cursos de qualificação profissional;* visto a grande procura e a necessidade exigida pelo mercado de trabalho.
Saito explicou que a implantação dos cursos do Pronatec em Tupã é resultado de um trabalho conjunto envolvendo a Prefeitura de Tupã;* que oferece toda infraestrutura para a realização dos cursos;* Câmara Municipal;* através do trabalho do vereador Ribeirão;* também conselheiro da FIESP e articulador para a vinda dos cursos e o vice- prefeito Thiago Santos;* do PT;* que fez gestões junto aos órgãos do Governo Federal na busca dos cursos do PRONATEC para Tupã.
O curso de pedreiro de alvenaria será realizado de segunda a quinta-feira;* das 19h30 as 22h30. Todos os cursos funcionarão na EMFI “Paulo Renato Stort”. O curso de pedreiro de alvenaria conta com 16 vagas. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico informou que os cursos são gratuitos e que cada aluno receberá R$ 2 hora aula assistida.
O Pronatec tem como objetivo: expandir;* interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância; construir;* reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais e aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. Também visa o aumento da quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica e melhorar a qualidade do ensino médio. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal;* em 2011;* com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Atualmente o Pronatec está cinco cursos sendo desenvolvidos em Tupã;* que recebem;* alem da qualificação;* auxilio social e econômico para continuarem estudando;* buscando uma melhor qualificação e inserção no mercado
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.