Projeto da nova Tamoios busca harmonizar espaços entre pedestre;* turista e áreas verdes
Projeto da nova Tamoios busca harmonizar espaços entre pedestre;* turista e áreas verdes
Reunião apresentou ações iniciais que podem ser aplicadas na Avenida Tamoios
Um esboço inicial do projeto de qualificação urbana da nova Tamoios foi apresentado para comerciantes;* secretários municipais;* prefeito;* vereadores e comunidade em geral no sábado. O encontro aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Tupã;* e contou com a participação de parte da equipe técnica composta por engenheiros e arquitetos da Fundação de Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).
O coordenador científico do Nutau;* Bruno Padovano explicou que o projeto mostrado na reunião é somente um esboço inicial e que o plano de requalificação será feito em um trabalho conjunto com comerciantes e população. “Não será só um projeto arquitetônico;* mas sim um projeto que visa harmonizar pedestres;* turistas e áreas verdes. Queremos inserir o verde aos poucos na Tamoios;* primeiramente com coqueiros e depois árvores que exigem mais tempo para crescer;* para que com o tempo;* ela possa se transformar em uma pequena Oasis urbana;* proporcionando um reencontro com a natureza.”
Padovano disse ainda que é necessário trabalhar com os detalhes;* mantendo e preservando as características já presentes na Avenida;* oferecendo espaços públicos melhorados para todos os usuários. “Tupã já oferece uma grande qualidade de vida para a comunidade;* mas queremos que o pedestre e o turista tenham a sensação de bem estar e sinta vontade de permanecer na avenida;* seja para realizar uma compra ou comer algo.”
O engenheiro civil e tupanense;* que também está na equipe;* Luiz Seraphim destacou que será um imenso prazer trabalhar em seu município natal. “A expectativa é transformar a Tamoios em um ícone. Com pedestres e motorsitas caminhando de forma harmonizada;* fazendo um trabalho referencial;* para que a cidade possa usufruir. E ainda é um orgulho em ser mais um tupanense que volta para contribuir para a cidade”;* disse.
Luiz salientou também que o trabalho será feito com o espaço já disponível. “Nós temos algumas limitações;* qualquer modificação em um espaço que não se pode ampliar é complicado. Mas vamos trabalhar com o espaço disponível;* que contemple nichos de convivência. Porque o turismo se faz a pé;* por isso vamos aperfeiçoar o espaço que nós temos;* para que o pedestre seja o principal beneficiário desse sistema”;* destacou Luiz.
Os especialistas explicaram que o serão aproximadamente 60 dias até que um projeto específico para a Tamoios seja apresentado.
O consultor em comunicação visual do Nutau – Usp;* Alexandre Romão falou que para se conseguir viver a arquitetura;* é necessário sentir como a população se comporta na rua. “Eu andei um pouco pela Tamoios;* parei e fiquei esperando;* para ver como a pessoa que mora aqui se sente. Uma das ações que podemos aplicar em Tupã é a redução da faixa de pedestre;* garantindo assim mais segurança e criando espaços de circulação para o turista”;* disse.
O prefeito Manoel Gaspar ressaltou que o projeto visa valorizar o município;* modernizando e tornando a avenida um cartão postal da cidade. “É necessário muita força e trabalho para que o projeto se torne um referencial. Quero agradecer aos comerciantes que estão aqui demonstrando interesse;* o plano é realmente transformar;* melhorando a estrutura da nossa cidade;* para valorizar Tupã como estância turística”;* concluiu Gaspar.
A equipe de engenheiros e arquitetos de São Paulo;* especializada em requalificação urbana;* que veio até Tupã é formada pelo doutor da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE);* Moacyr Eduardo Alves da Graça; os consultores da empresa Qualitas Urbis;* Luiz Seraphim e Pedro Seraphim; o coordenador científico do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da USP (Nutau);* Bruno Roberto Padovano; e também o consultor de comunicação visual da Nutau – USP;* Alexandre Romão. Eles apresentaram inicialmente vários projetos de referências que já foram efetivados em cidades como Rio de Janeiro;* Curitiba;* São Paulo;* Palmas e Belém;* além de projetos internacionais em cidades dos Estados Unidos e Chile;* por exemplo. E também apresentaram um esboço inicial de um projeto para a Avenida Tamoios.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.