Escola de fotografia traz a Tupã mais uma conquista na área profissionalizante
Escola de fotografia traz a Tupã mais uma conquista na área profissionalizante
Técnico em processos fotográficos atenderá aproximadamente 40 alunos na escola Raul de Melo Senra
Conforme foi anunciado pelo prefeito Manoel Gaspar na semana passada e dando continuidade aos grandes investimentos feitos nesta gestão em qualificação e profissionalização de mão de obra local;* a cidade de Tupã será contemplada com mais um curso técnico profissionalizante. A partir de 2014;* com a escola técnica de fotografia;* na Etec professor Massuyuki Kawano;* aproximadamente 40 vagas gratuitas;* serão oferecidas;* qualificando jovens e adultos para o mercado de trabalho na área de fotografia. A definição do local escolhido para o curso foi a Escola Estadual Raul de Melo Senra.
O diretor da Etec Prof. Massuyuki Kawano de Tupã;* Mauro Guerra;* explicou que inicialmente será formada uma turma para o curso técnico em processos fotográficos. “As aulas abrangem trabalhos em cinco laboratórios;* entre estúdio;* criação e edição;* por isso a necessidade de um local espaçoso. Nós já fizemos o projeto de acordo com necessidades especificadas pelo Centro Paula Souza e já passamos para a Secretaria de Planejamento e Infraestrutura;* agora eles estão fazendo os ajustes;* para adequar os espaços existentes no Raul”;* disse.
O diretor ainda explicou que o curso vai beneficiar não só a cidade de Tupã;* mas toda a região. “A vantagem é para quem quer se qualificar;* é de mais uma opção oferecida;* já que a procura de mão de obra é grande na região. O curso de processos fotográficos não ensinará a só tirar fotos;* ele vai ensinar toda a questão da imagem;* desde a concepção até a entrega ao cliente;* beneficiando assim;* as empresas com pessoas qualificadas e ainda capacitando e garantindo renda”;* destacou Mauro.
A grade curricular do curso irá trabalhar desde edição e tratamento de imagem até prática fotográfica. O curso técnico terá três módulos;* como duração de um ano e meio.
O prefeito Manoel Gaspar ressaltou a conquista que ampliará o atendimento do centro profissionalizante. “Em 2014 a escola já estará pronta;* um sonho concretizado para os profissionais de Tupã. Hoje fico muito contente que o Centro Paula Souza cresceu e está oferecendo novos cursos para a população do nosso município e região. Ou seja;* as pessoas interessadas em crescer profissionalmente podem contar com uma instituição capacitada e com profissionais experientes para transmitir aos alunos novos conhecimentos e experiência teórica e prática”.
O CENTRO PAULA SOUZA
A Etec existe em Tupã há 13 anos e foi trazido na gestão anterior do prefeito Manoel Gaspar. Inicialmente a escola veio ao município como uma descentralização da escola técnica de Osvaldo Cruz;* com apenas um curso.
Hoje;* o Centro Paula Souza de Tupã oferece 10 cursos técnicos nas mais variadas áreas. A partir de 2014;* serão apresentados mais três cursos técnicos em química;* design de interiores e recursos humanos. A ETEC Massuyuki Kawano conta com aproximadamente 1.200 alunos. O centro atende turmas de ensino médio e ensino técnico integrado ao ensino médio;* além de possuir uma sala descentralizada na Escola Estadual Índia Vanuíre. E também uma sala descentralizada no município de Quintana.
O Centro Paula Souza mantém 211 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs);* distribuídas por 161 municípios paulistas. As ETECs atendem mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Técnico e Médio.
ESCOLA RAUL DE MELO SENRA
A vinda do curso também será um fator importante para a renovação da escola estadual Raul de Melo Senra;* na Vila Independência. Todo o material recolhido durante vários anos;* que incluem toneladas de computadores;* monitores;* televisores;* pilhas;* além de milhares de lâmpadas florescentes;* foram depositados em salas de aulas. A Escola foi encontrada no início desta gestão totalmente abandonada;* servindo de local para vandalismo e acúmulo de lixo. O governo de Tupã realizou a limpeza do local e através da secretaria de meio ambiente houve uma destinação correta ao lixo eletrônico e lâmpadas fluorescentes recolhidas.
Com o anúncio da escola de fotografia;* o prefeito Manoel Gaspar explicou que os gastos para a reforma deverão ficar em torno de R$ 800 mil reais e que através do deputado Orlando Morando será buscado junto ao Governador Geraldo Alckmin. “O governador vai nos ceder a escola;* mas queremos também que ela venha reformada;* para que não tenhamos que gastar o dinheiro do contribuinte tupãense. É uma nova batalha que começamos a partir de agora;* mas temos um forte aliado que é o deputado Orlando Morando”.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.