.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Sexta-feira, 01 de Novembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Parques Tabajaras e Guanabara atingem maior infestação de Aedes em outubro

Parques Tabajaras e Guanabara atingem maior infestação de Aedes em outubro


Parques Tabajaras e Guanabara atingem maior infestação de Aedes em outubro

Apesar da intensificação nos trabalhos de combate à dengue;* no mês de outubro;* os Parques Tabajaras e Guanabara;* localizados na Zona Sul do município;* atingiram o índice de infestação do “Aedes aegypti” de 5.71;* sendo o maior número de todo o município.

De acordo com o chefe do Setor de Endemias;* Marco Antônio de Barros;* em relação aos índices do mosquito encontrados em outros pontos da cidade;* o número de 5.71 na Zona Sul da cidade é alarmante.

“Em outras regiões;* a presença do Aedes está bem menor. Por exemplo;* o Jardim Santa Adélia conta com 2.19;* já a Vila Abarca com 1.22. Isso não pode acontecer;* e contamos com a colaboração de toda a população”;* explicou.

Marco destacou que durante uma das visitas rotineiras realizadas pela equipe de Endemias;* foram encontrados 21 focos espalhados entre as residências dos dois bairros. “Durante as visitas de Controle de criadouros na Zona Sul da cidade;* os agentes visitaram 368 imóveis residenciais;* onde encontraram focos do mosquito em 2 ralos de garagem;* 4 vasos de planta;* 4 potes;* 2 regadores;* 7 latas e 2 vasos sanitários”;* informou.

O chefe do setor de Endemias reforçou que para evitar novos focos do mosquito;* a prefeitura está redobrando a atenção e intensificando a busca e eliminação de criadouros nos dois bairros.

“Além da atenção redobrada;* nossos agentes estão orientando os moradores para que eles encontrem e eliminem esses criadouros. A única maneira efetiva de combater a dengue é eliminar os possíveis focos;* pois deste modo quebra a cadeia de transmissão. Por isso;* gostaria de pedir a colaboração da população para erradicarmos de vez a dengue de Tupã”;* concluiu.

Intensificação

Marco informou que o trabalho de combate à dengue é planejado de acordo com as regiões prioritárias. “Discutimos as regiões que devem ser priorizadas com os supervisores de equipes;* e então direcionamos os trabalhos de forma precisa e eficiente. Por exemplo;* no mês de outubro realizamos o maior número de visitas dos últimos 18 meses;* onde 11.656 imóveis foram visitados. Durante o mesmo período em 2018;* apenas 7.946 visitas foram realizadas”;* disse.

Divulgação de bairros com maior índice de infestação

A divulgação dos bairros com o maior índice de infestação do mosquito da dengue é recomendada pelo Ministério da Saúde. Segundo o Art. 1º da portaria nº 29;* de 11 de julho de 2006;* caracteriza-se como situação de iminente de perigo à saúde pública;* quando a presença do mosquito da dengue for constatada em 1% ou mais dos imóveis do município;* da localidade;* do bairro ou do distrito.

Já o Art. 2º destaca que quando constatada a situação de perigo;* o gestor responsável pelo Combate às Endemias deverá intensificar as visitas domiciliares para eliminação do mosquito e de seus criadouros em todos os imóveis da área aferida e também mobilizar a sociedade para ações preventivas.

373 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.