Rede feminina inicia programação especial para o Outubro Rosa
Rede feminina inicia programação especial para o Outubro Rosa
Durante todo mês;* prefeitura e parceiros realizam ações voltadas a prevenção do câncer de mama
A rede feminina de combate ao câncer de Tupã coloriu sua sede;* com roupas e artigos de tons rosa;* cor símbolo da campanha “Outubro Rosa”;* que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama. A campanha acontece entre uma parceria da Prefeitura de Tupã;* através das secretárias municipais de Assistência Social e Saúde;* com o Rotary Club;* e outros parceiros;* como a rede feminina.
A presidente da Rede Feminina;* Dinah Modelli;* disse que o Outubro Rosa visa sensibilizar e conscientizar para a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero. “O Outubro Rosa é comemorado como um sinal de alerta do câncer de mama. Nesse mês;* veste-se a cidade;* os monumentos históricos;* para chamar a atenção das pessoas quanto à importância da prevenção do câncer”;* afirmou a presidente.
Dinah ainda destacou o empenho de diversos voluntários na luta contra a doença. Ela fala que o momento é de conscientização. “Quero parabenizar a todos os envolvidos e esse engajamento é importante para que as pessoas se conscientizem da prevenção”;* disse.
A rede promove durante toda a semana;* de segunda à sexta-feira;* das 13 às 17 horas;* o seu tradicional bazar da pechincha;* onde toda a renda é revertida para a doação de materiais como próteses e medicamentos. Ao todo 38 mulheres trabalham na rede;* além disso;* a entidade mantém psicólogo;* enfermeira e assistente social;* em sua sala de atendimento no setor de oncologia do Hospital São Francisco de Assis.
Toda a renda líquida adquirida com a venda de adesivos;* e demais ações feitas este mês serão integralmente revertidos para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. A entidade continua recebendo doações de roupas;* calçados e móveis. Todos os itens provenientes de doação são aproveitados para a manutenção do bazar. E as pessoas que quiserem colaborar;* devem comparecer na sede da entidade;* localizada no Grande Hotel Tamoios.
EXAMES
A partir de hoje;* todos os postos das unidades Saúde da Família realizarão exames de mamografia e de colo de útero para as mulheres. O secretário de saúde;* Antônio Brito;* explicou que o objetivo é que mais mulheres se conscientizem do exame do toque e da mamografia possibilitando um tratamento efetivo. “É um momento de conscientização e mobilização de todos. Um exame precoce de câncer é garantia de prevenção a doença”;* disse.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.