Prefeitura e ótica doam óculos de grau para crianças e adultos
Prefeitura e ótica doam óculos de grau para crianças e adultos
A Prefeitura de Tupã;* através das secretarias municipais de Saúde e Educação;* realizou na manhã desta quinta-feira (03);* em parceria com a Ótica Vanuíre;* a entrega coletiva de 28 óculos com lentes de grau. A iniciativa abrange todo o município;* atendendo crianças da rede municipal;* jovens;* adultos e idosos;* que participam do EJA.
O processo para obter o auxílio começa com exames feitos nas unidades escolares;* a partir disso é feita uma triagem inicial;* onde os que apresentarem algum problema na visão são encaminhados para o oftalmologista do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao final;* o especialista averigua se é necessário o uso de óculos ou não.
Após o médico diagnosticar a necessidade do uso dos óculos;* a pessoa vai à ótica e escolhe uma armação dentre diversos modelos disponíveis. Em seguida;* é agendado o dia da entrega coletiva onde o produto é ajustado;* ocasião em que os contemplados recebem orientações sobre o uso;* cuidado e higiene com as lentes.
O secretário de Saúde;* Antônio Brito;* explicou que com o início da vida escolar podem surgir problemas na visão;* que influenciam diretamente no aprendizado da criança;* causando baixo rendimento. “Por isso os pais e professores devem ficar atentos a qualquer sinal de desconforto na visão das crianças;* porque o diagnóstico precoce é fundamental para garantir a saúde ocular infantil;* e com isso um bom desenvolvimento escolar”;* disse Brito.
A estudante Laura Rainha;* de 10 anos;* foi uma das contempladas nessa ação. Ela;* que está cursando o 5º ano da Emef Odinir Magnani;* disse que é a primeira vez que vai usar óculos. Já Paula Derenzo;* foi junto com sua filha Lorrayne de 8 anos;* receber o óculos. Paula afirmou que esta iniciativa é muito importante para que sua filha se mantenha sadia para dar continuidade aos estudos
Os exames foram feitos em todas as escolas municipais;* além das salas do EJA e Casa dos Velhos. Ao todo 2814 triagens foram realizadas;* gerando 117 encaminhamentos;* sendo 64 para crianças e 53 para adultos.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.