Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Coro Leto Brasileiro será atração no Feirart deste mês
A edição de janeiro do projeto Feirart será realizada neste sábado (11);* a partir das 17 horas na Praça Central do distrito de Varpa;* e tem o Brazilijas Latviesu Koris (Coro Leto Brasileiro) como atração especial a partir das 20 horas. O projeto é realizado mensalmente pela Secretaria Municipal de Cultura;* juntamente com expositores e participantes do evento;* e com apoio da Associação de Moradores do Distrito de Varpa.
De acordo com Silvana Nakamura;* diretora cultural da associação;* o Feirart de janeiro contará com feira de artesanato;* praça de alimentação e a atração especial levará música folclórica leta para animar a noite e fomentar as tradições do distrito.
“O coro tem mais de 60 anos e atualmente é formado por cerca de 30 coristas;* sendo 10 de Varpa. O coro já participou de festividades tradicionais em Americana;* Nova Odessa;* e agora tem a oportunidade de se apresentar em Tupã”;* informou.
O secretário municipal de Cultura;* Duda Gimenez;* salientou a importância da realização do evento para a exposição e comercialização de produtos no distrito;* uma vez que os artistas;* artesãos e pequenos produtores de Varpa têm dificuldades para ir na cidade e participar de projetos como o Quinta com Arte;* devido o deslocamento.
“O Feirart é sem dúvidas um conjunto de oportunidades para artistas;* artesãos e produtores do distrito exporem seus produtos e fomentarem a economia;* cultura e turismo de Varpa. Esta edição contará também com a participação do Coro Leto Brasileiro;* que além de animar a noite do evento;* contribuirá para a difusão de um pouco da cultura leta;* muito presente no distrito”;* salientou.
O prefeito Caio Aoqui destacou a importância da valorização de tradições e fomento à cultura por meio de projetos como o Feirart. Ele ainda parabenizou a organização e agradeceu a parceria na realização. O chefe do Executivo convidou a população para prestigiar o evento e conhecer mais a respeito do distrito e suas tradições.
“É importante difundir a cultura e tradições presentes em nossa cidade;* pois contribui para a compreensão da história. Por isso;* ficamos felizes em ver os esforços da Associação de Moradores do Distrito de Varpa;* artesãos e produtores do distrito em oferecer um pouco de sua tradição aos visitantes e turistas. Convido a população para prestigiar o Feirart;* e conhecer um pouco sobre a cultura e tradições do distrito de Varpa”;* convidou.
Brazilijas Latviesu Koris (Coro Leto Brasileiro)
De acordo com Allan Arajs;* regente titular do coro;* este não tem uma data exata de fundação. Entretanto;* na década de 60 já cantavam;* inclusive apresentando-se no Teatro Municipal de São Paulo. O grupo canta em diversas festividades e;* no ano de 2018;* participou do “Grande Festival da Canção” em Riga;* Letônia. Inclusive;* o coro conta com 4 participantes nascidas na Letônia e que vivem no Brasil.
O regente ainda informou que o objetivo do coro é levar a cultura leta;* a história e mostrar que os letos são um povo que canta. Ele ainda ressaltou que esta é a primeira vez que o coro se apresenta em Tupã;* e que é uma honra contribuir para a difusão e manutenção da cultura da Letônia.
“Como descendentes de letos;* é uma honra para nós tornar a cultura da Letônia mais conhecida. Quanto às apresentações;* estamos em planejamento;* mas há indicações de concertos em Nova Odessa;* São Paulo;* Curitiba e no estado do Rio Grande do Sul”;* informou.
Segundo Allan;* os critérios de seleção das músicas são simples: devem ser prioritariamente no idioma leto;* seguindo a harmonização original;* conforme as festividades. Os cantores são;* em sua maioria;* pessoas que tiveram uma educação musical. Entretanto;* todos podem cantar;* sendo necessária uma avaliação vocal.
“No concerto de sábado faremos um misto de músicas natalinas e canções tradicionais letas. Os ensaios são realizados em 3 pólos: São Paulo;* Nova Odessa e Varpa. Temos as regentes Sylvia Klavin Innocenti;* que ensaia em São Paulo; Célia Aldins;* regente em Varpa; e eu sou o regente titular do Brazilijas Latviesu Koris;* e cuido do polo em Nova Odessa”;* informou.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.