Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Oficina de Fotografia Recebe visita Reginaldo Manente
O fotógrafo Reginaldo Manente, que cobriu a Copa da Espanha para o Grupo Estado, conseguindo traduzir em uma imagem o sentimento de toda uma nação, com a foto de um garoto tentando conter o choro no meio da torcida (premiada posteriormente) e ocupou toda a primeira página do Jornal da Tarde do dia 6 de julho de 1982, esteve presente neste dia cinco de outubro em uma aula da Oficina de Fotografias, que esta sendo desenvolvida pela Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com as Oficinas Tarsila do Amaral, para inspirar com seus conhecimentos essa primeira turma, contando suas experiências e o amor pela fotografia, o que elevou o seu nome a nível nacional como um célebre da arte de fotografar.
Ministrada pelo renomado fotografo Valdecir Ravazzi, que aos sábados das 14 às 17 horas mantém uma aula cheia de dicas e informações valiosas para o crescimento profissional dos interessados pela arte da fotografia, a oficina vem despertando nos freqüentadores ainda mais a sede de aprendizado sobre técnicas e aprimoramento nos trabalhos fotográficos.
Fotografar envolve muitos processos: sensibilidade, técnica, criatividade, capacidade de observação, integração e subjetividade. Com a fotografia podemos desenvolver uma linguagem pessoal para dialogar com o mundo à nossa volta. A criatividade, a sensibilidade, as cores e as formas do olhar são especiais.
Nessa oficina de fotografia, os alunos estão tendo a oportunidade de fotografar tudo que vêem e aprendem a técnica ao mesmo tempo.
A fotografia serve como recurso facilitador para experimentarem uma nova percepção do mundo à sua volta. Exercitando, por exemplo, conceitos como espaço e tempo, as atividades envolvem dicas e pesquisas além do ato de fotografar.
A participação coletiva nas atividades em grupo facilita a compreensão de novas perspectivas entre os alunos, ampliando seus olhares sobre o mundo.
Eles estão sendo estimulados livremente no inicio para, aos poucos, decidirem o que querem fotografar como fotografar e no que podem transformar as fotografias feitas na oficina.
Valdecir Ravazzi, que enxerga a fotografia como um recurso importante para o processo de crescimento profissional, que começa desde as primeiras imagens que podemos nos lembrar e coloca toda a sensibilidade em suas fotos, acredita no potencial do grupo, vendo a possibilidade de nova turma e da continuidade da Oficina para o ano de 2014.
“É grande a procura do curso, o que realmente mostra Tupã como a capital da fotografia e nos enche de alegria por fazer parte desse momento, podendo dividir as experiências e os conhecimentos, formando grupos de qualidade profissional e assim valorizar a arte da fotografia.” revela Ravazzi.
O secretario de cultura Charles dos Passos apóia a idéia da continuidade do curso e de novas turmas, pois a lista de espera conta com um número grande de interessados pela arte fotográfica em visita á oficina ele aproveitou para falar sobre o concurso aberto pela Prefeitura da estância Turística de Tupã em comemoração aos 84 anos de nossa Estância, revivendo e rememorando o que foi nosso município no passado.
“As inscrições para essa Oficina de Fotografia foram abertas e em dois dias encerradas, devido ao grande número de interessados, deixando muitos nomes na lista de espera por uma desistência, o que vemos aqui é que não haverá possibilidade disso acontecer, porque a oficina é muito interessante e o conteúdo passado é feito por um profissional da área o que aumenta o valor do que se é aprendido, quero aproveitar a oportunidade e convidar não só os freqüentadores do curso de fotografia mais toda a população à participar do concurso elaborado pela Prefeitura Municipal, que premiará fotos de nossa Estância mostrando o valor histórico dessa arte que captura imagens e a eternizam, as inscrições estão abertas até dia 10 de outubro próxima quinta feira na Secretaria de Cultura na avenida Tamoios n º 1685”. Comentou o Secretário.
Para o Prefeito Manoel Gaspar a oficina e o número intenso de procura são prova da qualidade da arte tupãense, “Tupã é a capital da fotografia sem sombra de duvida, sabemos do número grande pessoas envolvidas nesse ramo e que vêem nessas oportunidades de aprendizado a forma de colocar em pratica essa paixão pela arte fotográfica que muitos guardam no seu interior e que no futuro farão parte do acervo pessoal de memórias e lembranças, fotografar é gravar na história um momento inesquecível.” Finalizou o Prefeito.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.