Circuito Cultural Paulista trás o espetáculo “Sonhei em ser Palhaço”
Circuito Cultural Paulista trás o espetáculo “Sonhei em ser Palhaço”
"
Evento será realizado no dia 19;* as 20h30
A Estância Turística de Tupã receberá no dia 19;* às 20h30;* mais um evento do Circuito Cultural Paulista. Trata-se do espetáculo “Sonhei em ser Palhaço”;* que será encenado na Praça da Bandeira no Espaço Cultural “José Anselmo Filho-Zé Pretinho”. A história apresentada pela Cia Bubiô Ficô Lô conta a vida do garoto Caio;* que sempre sonhou em ser palhaço;* mas nunca encontrou alguém que ensinasse os segredos da boa palhaçada;* até que se lembra de Tuingo;* um palhaço divertido e todo atrapalhado.
As risadas começam quando Caio ensina Tuingo a fazer malabares;* em troca;* deve aprender a ser palhaço. Numa divertida confusão;* Caio se esforça para aprender tudo. Um espetáculo para toda família rir;* participar e conhecer mais sobre o nariz vermelho. O espetáculo tem duração de 50 minutos e a classificação é livre.
Dada continuidade à pesquisa sobre a linguagem do palhaço e suas virtudes para o trabalho de ator e teatro circense;* a Cia. Bibiô Fico Lô apresenta com esse espetáculo as diversas habilidades de circo que um palhaço pode possuir;* dentre elas: Malabarismo;* Acrobacias;* Monociclo;* Mágica e Música.
O espetáculo “Sonhei Em Ser Palhaço” teve sua estréia no 2º semestre de 2007;* dentro de algumas escolas infantis em São Paulo. Logo em seguida;* começou a tomar novas formas e teve um considerável crescimento;* o que deu à Cia. a possibilidade de ganhar alguns editais e participação em Mostras e Festivais de Circo e Teatro pelo sudeste do país.
A Cia
A Cia BuBiÔ;* FicÔ LÔ! foi fundada por Nico Serrano;* em Julho de 2006;* com a peça “Uma Brincadeira Misturada”. Esse espetáculo já sinalizava sua vocação em unir o teatro e o circo;* propondo dramaturgias circenses e o estudo do palhaço;* também como personagem. Nesses quatro anos estudando o universo do palhaço circense (com suas “gags” e esquetes tradicionais;* mágicas;* malabarismos e acrobacias) a Cia. BuBiÔ;* FicÔ LÔ! concebeu mais 2 espetáculos de autoria própria;* “Sonhei em Ser Palhaço” e “Bora Embalar-se” é uma banda que retrata e resgata os palhaços cantores. Esses espetáculos são resultado da pesquisa que focaliza a linguagem do palhaço – senhor de um discurso ligeiro;* habilidoso e repleto de musicalidade – enquanto recurso cênico de comunicação cômica e como técnica para a formação do ator.
Assim;* a Cia. desenvolve espetáculos;* contações de histórias e intervenções visando “experiênciar” o estudado na literatura especializada;* em cursos e oficinas com grandes mestres da comicidade. O secretário de Cultura;* Charles dos Passos;* nos revela que esse será sem dúvida mais um belíssimo espetáculo. “Mais um belíssimo espetáculo realizado através do projeto Circuito Cultural Paulista;* parceria que visa trazer momentos de lazer;* diversão;* entretenimento e muita descontração para todas as idades. ""Sonhei em Ser Palhaço"" trás ainda a alegria e a magia do circo que agrada grande parte da população independente da idade;* e este é nosso maior objetivo propiciar momentos culturais e resgatar tradições esquecidas"".
O prefeito Manoel Gaspar;* destacou o resgate da alegria do circo para a cidade com o Espetáculo. ""O circo conhecido como arte milenar encanta gerações por todos os cantos do mundo e tem seu retorno a Tupã;* em vários espetáculos trazidos pelo Circuito Cultural Paulista o que vem levando as famílias até a Praça da Bandeira e desfrutando de momentos únicos. Nossa população sempre recebe o circo de braços abertos e este belíssimo Projeto desenvolvido pela Secretaria do Estado da Cultura através da Secretaria de Cultura esta tendo uma média de público muito boa;* crescente a cada nova apresentação dos Espetáculos trazidos ao nosso município"";* concluiu.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.