Prefeitura e Assistência Social realizam primeira aula do curso
Prefeitura e Assistência Social realizam primeira aula do curso
Isaura Gaspar destacou a importância da capacitação aos funcionários das entidades
A Secretaria Municipal de Assistência Social;* Isaura Gaspar através do Centro Especializado de Assistência Social (CREAS) promoveu no último sábado;* 5;* a capacitação de cuidadores de idosos das entidades sociais Casa dos Velhos de Tupã e Assistência Social e Cultural da Assembleia de Deus (Casa Emanuel).
O curso abrange 46 funcionários das entidades;* que estão sendo capacitados em noções práticas sobre cuidados com idosos. O treinamento é realizado na Instituição Casa dos Velhos e tem duração de 12 horas cada turma;* sendo divididos em 03 módulos e 2 turmas. As aulas do curso continuam no dia 19 e 26 deste mês.
A secretária de assistência social;* Isaura Gaspar;* que estava presente na primeira aula;* ressaltou que a ação aperfeiçoa o conhecimento que os profissionais já possuem;* além de deixar os familiares e idosos mais tranquilos. “Porque eles são atendidos por pessoas qualificadas que prestam um atendimento de saúde pautado na humanização e melhoria da qualidade dos serviços os idosos”;* disse Isaura.
A titular ainda destacou a atenção que a prefeitura tem com os idosos do município e os funcionários que trabalham com eles. “Eles merecem todo o respeito e oferecer essa capacitação continuada aos trabalhadores que atuam em entidades sociais vem reforçar este apoio e parceria dado através da Prefeitura”;* concluiu.
O curso oferece noções práticas sobre a atuação do cuidador com idosos sem limitações e idosos dependentes;* além da prevenção de quedas;* primeiros socorros;* vivência e prática.
As entidades fazem parte da Rede de Proteção Social Especial;* sob a direção da Diretora de Departamento da Proteção Social Especial.
Estiveram presentes a coordenadora do CREAS;* Jaqueline Fernanda Vieira;* a diretora de Departamento de Proteção Social Especial;* Ana Cláudia Lavagnini da Costa;* a equipe técnica de profissionais da Casa Emanuel e da Casa dos Velhos;* bem como os representantes da Casa dos Velhos;* Orivaldo Ruiz e da Casa Emanuel;* Lídia Giunco.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.