Comemorações do aniversário de Tupã começam hoje com inauguração de praça na zona sul
Comemorações do aniversário de Tupã começam hoje com inauguração de praça na zona sul
Evento acontece esta noite às 19h30 na Rua Antônio Mendonça
Acontece na noite desta sexta-feira;* 11;* a inauguração da praça “Ariadine Gabriela de Oliveira Silva”;* nas proximidades do viaduto Dora Goldman. A inauguração faz parte das comemorações do aniversário de 84 anos de emancipação política – administrativa de Tupã. A solenidade terá também a apresentação da Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro.
A área com 2.656;*71 metros quadrados visa valorizar as áreas da zona sul da cidade. O espaço ganhou equipamentos esportivos e de lazer;* além de brinquedos. Novos bancos foram instalados os bancos e também luminárias. Foi realizada também a instalação ornamental de árvores e de canteiros. A secretaria de Meio Ambiente instalou lixeiras que permitem a separação de materiais recicláveis. E o local agora possui rampas de acessibilidade para pessoas com deficiências.
Valentim Bigeschi;* secretário de Planejamento da Seplin;* ressaltou que a obra visa à valorização da segurança e do ambiente no local;* além de fornecer um espaço para a convivência comunitária. “Esta é apenas a primeira das obras que serão inauguradas este mês em comemoração ao aniversário da cidade”;* disse.
O prefeito Manoel Gaspar destacou que o novo ambiente proporcionará um local de lazer e prática de esportes aos moradores do bairro e da cidade que utilizam o lugar. “O espaço que antes era abandonado;* ficará mais seguro;* onde as pessoas poderão frequentar até a noite. Queremos ver essa praça ocupada por crianças;* jovens;* idosos e por famílias;* porque ela é do povo”;* complementou.
A indicação do nome da praça;* feita realizada através do vereador Pastor Rudney Monteiro;* é uma homenagem a jovem Ariadine Gabriela;* que faleceu em 2008 com 19 anos.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.