Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Governo estadual prorroga fechamento do comércio até 22 de abril
O governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (06/04) a prorrogação do decreto estadual 64.881/2020;* que estabelece quarentena em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo.
O prefeito Caio Aoqui;* juntamente com vários prefeitos da região;* chegou reivindicar ao governo estadual que os municípios tivessem autonomia para deliberar sobre o funcionamento do comércio.
Seguindo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS);* da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS);* do Ministério da Saúde e do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo;* Dória decidiu prorrogar o decreto por mais 15 dias;* devendo vigorar até o próximo dia 22 de abril.
Dessa forma;* continua suspenso o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços;* casas noturnas;* academias e centros de ginástica;* ressalvadas as atividades internas. Também continua suspenso o consumo local em bares;* restaurantes;* padarias e supermercados;* que devem apenas serviços de entrega (delivery) e drive thru.
“A prorrogação da quarentena será até o dia 22 de abril;* em todo o estado. Prefeitas e prefeitos terão o dever e a obrigação de seguir a orientação do Governo do Estado. Isto é constitucional;* não é uma deliberação que pode ou não ser seguida. Nenhuma aglomeração de nenhuma espécie em nenhuma cidade de São Paulo será admitida. Esta é uma deliberação que deverá ser rigorosamente seguida pela população do estado de São Paulo na defesa de suas vidas e de seus familiares”;* afirmou Doria.
O decreto também recomenda a toda população que;* se possível;* permaneça em suas casas e que;* caso seja necessário o deslocamento para qualquer local;* em decorrência de eventual urgência ou necessidade;* que sejam tomadas as precauções;* de forma a evitar aglomerações;* adotando a compra solidária (por uma só pessoa);* em favor de vizinhos;* parentes;* amigos;* evitando-se a exposição;* principalmente;* de idosos;* crianças e outras pessoas consideradas grupo de risco.
Segundo projeção do Instituto Butantan;* a prorrogação da quarentena pode evitar 166 mil óbitos em São Paulo;* além de 630 mil hospitalizações e 168 mil internações em UTIs. A medida também ajudará o governo estadual a organizar e preparar a rede pública de saúde para o número crescente de doentes.
O Estado de São Paulo conta com 4.620 casos de coronavírus;* com 275 mortes. Em Tupã foram registradas até o momento 15 notificações de suspeita da doença e nenhum caso foi confirmado. Cinco casos suspeitos já foram descartados e 10 aguardam resultado.
Ao contrário de várias cidades da região;* Tupã não conta até o momento com nenhum caso confirmado ou óbito causado pelo COVID-19. Para o prefeito Caio Aoqui;* as medidas preventivas adotadas pela prefeitura e a colaboração da população tem sido fundamentais para evitar maior propagação da doença.
“Assim que foi registrado o primeiro caso suspeito do coronavírus em Tupã mobilizamos toda a prefeitura e adotamos várias medidas preventivas para dificultar a propagação da doença na cidade. Sem essas medidas certamente;* o quadro seria muito pior;* como temos acompanhados em várias cidades da região;* onde estão sendo confirmados vários casos da doença;* inclusive com morte. Estamos sempre acompanhando a evolução da doença e vamos adotar as medidas necessárias para garantir a saúde da nossa população”.
Preparado para uma eventual flexibilização ou autorização do governo estadual para reabertura do comércio;* o que acabou não acontecendo;* o prefeito Caio Aoqui solicitou que o trabalho de lavagem e higienização;* em parceria com a Sabesp;* fosse realizado na manhã desta segunda-feira na avenida Tamoios. “Como o governo estadual iria se posicionar com relação ao comércio nesta segunda-feira pedimos à Sabesp que o serviço de lavagem e higienização com hipoclorito de sódio fosse realizou logo no início da manhã;* na avenida Tamoios. Caso houvesse flexibilização ou autorização para reabertura do comércio a nossa principal via comercial já estaria devidamente higienizada para receber os trabalhadores do comércio e os consumidores”;* revelou.
Caio destacou também;* que além das medidas de enfrentamento da doença;* a prefeitura está concentrando os esforços para estruturar a cidade e atender adequadamente os pacientes que eventualmente possam ter a doença confirmada.
“Além de disponibilizar leitos de isolamento e leitos de UTI estamos em contato constante com o governo estadual;* reivindicando mais apoio para possamos atender nossos pacientes com rapidez e eficiência. Hoje temos 27 leitos de UTI na cidade e estamos nos estruturando mais 5. Também solicitamos ao governo estadual equipamentos e respiradores para mais 10 leitos. Além disso;* contamos atualmente com 34 respiradores na cidade e solicitamos mais 10 aparelhos”;* afirmou Caio.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.