.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Segunda-feira, 18 de Maio de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Campanha de Vacinação Contra a Gripe inicia nova etapa na segunda-feira

Campanha de Vacinação Contra a Gripe inicia nova etapa na segunda-feira


Campanha de Vacinação Contra a Gripe inicia nova etapa na segunda-feira

"

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir da próxima segunda-feira (18) a nova etapa da 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe será iniciada. Nesta etapa;* o púbico-alvo são professores e adultos de 55 a 59 anos de idade. De acordo com a Pasta;* mais de 21 mil doses já foram aplicadas e a campanha se encerra no dia 5 de junho.

Para receber a imunização;* basta se dirigir a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS);* portando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento de identificação (de preferência a caderneta de vacinação). A imunização nas unidades ocorre de segunda a sexta-feira;* das 11h30 às 16h30.

De acordo coma chefe do setor de Vigilância Epidemiológica;* Juliana Yuri;* embora incluindo mais dois grupos de pessoas aos prioritários;* os demais grupos também podem receber as doses da vacina durante a Campanha. Segundo Juliana;* 21.610 doses já foram aplicadas até o momento.

“Aquelas pessoas que não conseguiram se imunizar na primeira ou segunda fases da Campanha e fazem parte dos grupos prioritários;* mesmo não sendo o público-alvo desta etapa;* poderão receber a dose normalmente. A escolha dos grupos prioritários segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem respaldo de estudos epidemiológicos;* por isso é muito importante que estes grupos se imunizem”;* informou.

Juliana enfatizou que embora esta vacina não proteja contra o novo coronavírus;* a Campanha de Vacinação foi adiantada pelo Ministério da Saúde para facilitar o diagnóstico do novo vírus. Ela ainda salientou que o Dia D foi suspenso para evitar aglomerações; e que mesmo sem esta data;* é necessário buscar a imunização e seguir as recomendações para combater o coronavírus.

“Já alcançamos 111;*98% da meta de cobertura dos trabalhadores da Saúde;* e 106;*89% da meta de cobertura dos idosos. Com a população imunizada contra a influenza;* o profissional de saúde pode descartar esse diagnóstico do paciente;* facilitando a identificação de casos do novo vírus; e evitando complicações caso haja a contração do novo vírus em um paciente gripado”;* explicou.

O secretário municipal de Saúde;* Dr. Miguel de Marchi ressaltou a importância de a população se imunizar contra a gripe e se cuidar em relação ao novo coronavírus. Segundo ele;* o tipo de vírus influenza ainda faz vítimas e em muitos casos pode ser fatal.

“A imunização contra a gripe reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença;* internações ou;* até mesmo;* óbitos. A vacina é trivalente protege contra os três vírus que mais circularam em nosso hemisfério no ano passado;* sendo eles: Influenza A (H1N1);* Influenza B e Influenza A (H3N2). Por isso;* além de evitar o aumento do risco;* caso esteja gripado e contraia o novo coronavírus;* evita também que agravamentos e epidemias de gripe atinjam a população neste momento delicado” concluiu.

Dados sobre a Influenza

De acordo com o Ministério da Saúde;* em 2020;* até 14 de março (Semana Epidemiológica 11);* foram registrados 165 casos e 13 óbitos por Influenza A (H1N1); 139 casos e 14 óbitos por Influenza B; e 16 casos e 2 óbitos por Influenza A (H3N2) no país. O estado de São Paulo concentra o maior número de casos de H1N1;* com 42 casos e 2 óbitos; seguido pela Bahia (40 casos e 3 óbitos) e Paraná (20 casos e 5 óbitos). No ano passado;* o país registrou 5.800 casos e 1.122 óbitos pelos três tipos de influenza.

Grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe

Grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Fase

Período

Público-alvo

23 de março – 15 de abril

Idosos com 60 anos ou mais de idade

Trabalhadores da saúde

16 de abril – 10 de maio

Membros das forças de segurança e salvamento

Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais

Caminhoneiros;* profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e portuários

Povos indígenas

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

População privada de liberdade

Funcionários do sistema prisional

11 de maio – 5 de junho

Pessoas com deficiência

Professores

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

Gestantes

Parturiente (mães de até 45 dias pós-parto)

Pessoas de 55 anos a 59 anos de idade

"

372 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.