.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Sexta-feira, 22 de Maio de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura explica medidas preventivas ao Coronavírus

Prefeitura explica medidas preventivas ao Coronavírus


Prefeitura explica medidas preventivas ao Coronavírus

A Prefeitura de Tupã alerta sobre a importância das medidas preventivas para fortalecer as ações de combate ao coronavírus na cidade. Mesmo com a reabertura do comércio local;* a população deve seguir as recomendações dos órgãos de saúde para se proteger da nova doença.

Uma das principais formas de conter a propagação do vírus é o uso de máscaras sempre que sair de casa;* pois o equipamento impede a disseminação de gotículas expelidas pelo nariz ou boca no ambiente;* garantindo uma barreira física que vem se demonstrando eficiente no combate da doença.

“O uso de máscaras é uma estratégia para diminuir a disseminação do vírus e proteger todas as pessoas;* estejam infectadas ou não. A utilização do equipamento deve ser aliada com outras medidas;* para fortalecer ainda mais essa proteção”;* explicou o secretário municipal de Saúde;* Dr. Miguel Ângelo de Marchi.

Outra importante forma de prevenção é higienizar as mãos e punhos com frequência;* esse simples ato;* que protege a saúde humana de parasitas;* verminoses;* bactérias e vírus;* é recomendado em diversas situações do cotidiano;* como ao manusear as máscaras;* ao sair ou retornar para casa;* ao espirrar ou tossir;* antes das refeições;* entre outras.

A forma mais indicada para higienização é o uso de água e sabão;* porém o álcool em gel 70% também pode ser utilizado quando a primeira opção não é encontrada por perto. “Essa é a melhor forma de proteção individual que existe. Para garantir a higienização correta;* é preciso lavar as mãos dos dois lados;* a palma e o dorso”;* observou Dr. Miguel.

Além disso;* as pessoas precisam evitar o contato físico e manter distância de pelo menos 1;*5m de outros indivíduos. De acordo com o Dr. Miguel;* esta orientação é baseada na capacidade de alcance das gotículas expelidas ao falar;* tossir ou espirrar.

“O vírus é resistente e alguns estudos apontam que ele pode sobreviver no ar e em superfícies;* logo;* evitar este contato mais próximo;* reduz significativamente a probabilidade de contágio através das gotículas expelidas;* protegendo todas as pessoas que estão no ambiente ao mesmo tempo”;* disse.

Aglomerações e circulações desnecessárias nas ruas também devem ser evitadas. O distanciamento social é uma forma de impedir o aumento do número de casos de pessoas doentes e;* consequentemente;* que ocorra uma sobrecarga no sistema de saúde municipal.

“Quanto menos pessoas estiverem doentes ao mesmo tempo;* mais os equipamentos e as equipes de saúde terão condições de oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes de Covid-19 e outros tipos de doenças. Por isso;* é importante que as pessoas adotem as medidas e se mobilizem para evitar a propagação do vírus”;* comentou Dr. Miguel.

Comércio

Com a reabertura dos estabelecimentos;* os comerciantes também devem redobrar os cuidados para evitar a disseminação do coronavírus. A Administração sancionou o decreto 8.767/2020 que contém todas as exigências que o comércio deve seguir.

Dentre as medidas;* está a assinatura do Termo de Compromisso;* assegurando o cumprimento de todas as normas. Os estabelecimentos também devem disponibilizar máscaras e equipamentos necessários para todos os funcionários;* oferecer água e sabão ou álcool em gel 70% para clientes e colaboradores da empresa higienizarem as mãos.

É importante restringir a entrada de crianças de até 12 anos;* idosos e demais pessoas pertencentes ao grupo de risco da doença;* exceto no caso de serviços essenciais. Os idosos devem ter horário especial de atendimento;* sendo das 8h às 10h.

Além disso;* os comércios também devem controlar o acesso e permanência de consumidores no local;* não excedendo a ocupação de 30% da capacidade máxima. Também deve demarcar o local destinado para filas;* com distanciamento de 1;*5.

Higienização das máscaras

As máscaras de tecido precisam ser higienizadas corretamente para que sua proteção seja eficaz. Após o uso;* é preciso lavar o equipamento em água corrente e sabão neutro;* deixá-lo de molho em água;* sabão e água sanitária de 20 a 30 minutos. Depois de seco;* deve receber uma passada com ferro quente. A máscara deve ser guardada em um recipiente fechado.

371 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.