Academia tupãense de Letras;* Ciências e Artes de Tupã será fundada dia 14 de novembro
Academia tupãense de Letras;* Ciências e Artes de Tupã será fundada dia 14 de novembro
Gaspar recebeu no Paço Municipal;* o médico e escritor Alcione Gonçalves
O prefeito Manoel Gaspar recebeu nesta terça-feira;* dia 15;* o psiquiatra e escritor;* Alcione Alcântara Gonçalves;* que estava acompanhado de sua mulher;* Julia Gonçalves;* e do secretário de Cultura;* Charles dos Passos. Na pauta da reunião estava a fundação da Academia tupãense de Letras;* Ciências e Artes de Tupã.
A fundação acontecerá no dia 14 de novembro;* à noite. “Estivemos com o prefeito Manoel Gaspar e o secretário de Cultura;* Charles dos Passos;* para definir onde e como fazê-la a fundação da Academia de Letras;* Ciências e Artes de Tupã”;* disse Gonçalves. Na oportunidade;* Gonçalves explicou que já foram realizadas duas reuniões na Biblioteca Municipal “Tobias Rodrigues” onde vários escritores tupãenses se encontraram e trataram também da fundação e como acontecerá a sessão de gala.
De acordo com Gonçalves a fundação da Academia tupãense de Letras já foi divulgada em todo pais. “A Academia Brasileira de Pesquisas e Estudos Literários já foi informada através de recortes de jornais e nos enviou uma correspondência que constou desta reunião de setembro um voto de louvor para a academia tupãense”. Reforçando;* Gonçalves ressaltou que estão convidados para virem a sessão de gala diversos membros de academias do Brasil;* como Belo Horizonte;* Curitiba;* São Paulo e possivelmente do Rio de Janeiro já acolheram a iniciativa.
Gonçalves informou que a academia tupãense já criou os membros correspondentes que são ramificações pelo país da Academia tupãense de Letras;* Ciências e Artes. “Já estão confirmados membros correspondentes do Rio de Janeiro;* São Paulo;* Ribeirão Preto;* Campos do Jordão;* Ceará;* Belo Horizonte;* Paraná;* entre outros”. Também destacou que é a primeira vez que uma academia do interior de São Paulo conta com membros correspondentes. Passos disse que a criação da Academia de Letras;* Ciências e Artes de Tupã terá todo apoio da Prefeitura. “Temos escritores muito bons em Tupã e a criação da Academia de Letras;* Ciências e Artes de Tupã ajudará a divulgá-los por todo pais e no exterior também”.
Gaspar disse durante a reunião que é muito importante a criação da academia que trará um intercâmbio de conhecimentos e informações entre os membros da academia de Tupã e os membros correspondentes de outras regiões do país e possivelmente internacionais. “É com imensa satisfação que teremos uma academia tupãense de letras;* Ciências e Artes;* para que todos seus membros possam interagir com membros de outras academias pelo Brasil”.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.