Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Coleta de óleo usado incentiva preservação da natureza
A Prefeitura;* por meio do programa “De olho no óleo”;* realiza a coleta de óleo de cozinha usado;* com o objetivo de preservar a natureza e evitar possíveis problemas na rede de coleta de esgoto. A cada 4 litros de óleo usado entregues ao programa;* 1 litro de óleo novo é devolvido à população.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* para participar é fácil;* basta entregar o óleo usado nos pontos de coleta em garrafas PET (preferencialmente de 2 litros). No local;* será registrada a entrega;* anotando os dados a respeito da quantidade;* data e informações pessoais para possibilitar a retirada do óleo novo posteriormente.
De acordo com Josias Rodrigues – “Dedo”;* chefe do setor responsável pelo programa;* os principais pontos de coleta são as Unidades de Saúde e o supermercado Varejão Gaspar. Ele ainda comentou que a Secretaria realiza a coletas nestas unidades duas vezes ao mês;* e entrega ao Varejão Gaspar;* onde é recolhido periodicamente pela Granol.
“Normalmente;* cerca de 60 litros de óleo são recolhidos mensalmente; mas após o isolamento social;* percebemos uma pequena redução da quantidade coletada. Notamos também que a população está levando diretamente ao Varejão Gaspar com mais frequência. Isso se dá;* dentre outros fatores;* pela consciência da população de evitar aglomerações nas Unidades de Saúde”;* informou.
Josias ainda destacou que o óleo usado levado à Granol se torna “Grandiesel” - o biodiesel da Granol;* uma fonte sustentável de energia para motores a diesel. Ele também enfatizou que esta é uma forma de a população ajudar a preservar o meio ambiente sem ter que gastar mais nada por isso;* e ainda receber óleo novo em troca.
“O óleo depois de coletado pela empresa;* é reprocessado e se torna uma das matérias-primas do biodiesel;* assim como o óleo de soja. Desta forma;* o resíduo é queimado por meio da combustão;* produzindo CO2 que é transformado em oxigênio pelas plantações de soja durante o processo de fotossíntese;* sendo uma fonte sustentável de energia”;* disse.
O titular da Pasta responsável;* José Rodrigues – “Zé Vinagre”;* destacou que 1 litro de óleo pode poluir dezenas de milhares de litros de água;* além de prejudicar o sistema de esgoto e poluir o solo caso o descarte seja feito de forma incorreta. Ele enfatizou que o óleo pode ter um destino mais sustentável;* preservando a natureza; e convidou a população para fazer parte deste programa e ajudar na preservação ambiental.
“O descarte correto do óleo;* além de preservar a natureza e estruturas hidráulicas da casa;* oferece litros de óleo novo para os participantes. Por isso;* convido a população para conhecer e participar deste programa e auxiliar as ações de preservação da natureza promovidas pela Prefeitura”;* convidou.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.