Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Portal da Prefeitura oferece alternativas à Central de Atendimento
A Prefeitura oferece diversos serviços por meio dos sistemas de seu portal (www.tupa.sp.gov.br). Dentre eles;* destacam-se os alternativos aos prestados pela Central de Atendimento;* dispensando a necessidade de ir ao Paço Municipal para solucionar ocasionais problemas. O objetivo é manter o distanciamento social recomendado para o combate à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o diretor do Departamento de Arrecadação;* Atendimento e Fiscalização;* Gerson Pereira Richard;* o portal oferece diversas opções de serviços;* sendo os principais: mobiliários (para empresas);* imobiliários (relacionado a imóveis) e serviços ao contribuinte (esta opção exibe os débitos e informações dos dois itens anteriores).
“O setor de serviços ao contribuinte permite emitir segunda via de boletos de tributos;* certidão negativa;* entre outros; contendo a maioria dos serviços buscados na Central de Atendimento. Desta forma;* o contribuinte pode solucionar seus problemas sem precisar sair de casa;* economizando tempo e ajudando a manter o distanciamento social”;* ressaltou.
O diretor também informou os passos necessários para encontrar as alternativas no Portal da Prefeitura e destacou que;* além desta opção;* a população também pode ter acesso a alguns dos serviços da Central via Whatsapp;* por meio do número (14) 99813-2309. Em caso de dúvidas;* o contribuinte pode pedir ajuda por este número ou pelo telefone da Prefeitura (14) 3404-1000.
“Para encontrar os serviços no portal;* basta acessar ‘Serviço ao Contribuinte’ no menu ‘Serviços: Cidadão’. Após o redirecionamento;* selecione a opção desejada;* insira o CPF ou CNPJ;* e prossiga com as etapas necessárias para cada serviço. Há também a possibilidade de atendimento via Whatsapp;* em serviços como guias de tributos;* parcelamentos;* encerramento de empresas;* entre outros”;* ressaltou.
Já sobre os atendimentos presenciais;* Gerson informou que a Central realizou 14.119 atendimentos neste ano;* sendo 3.422 no mês de janeiro;* 4.403 no mês de fevereiro;* 3.865 em março;* teve suas atividades suspensas em abril (0 atendimentos);* contou com 1.188 atendimentos em maio; e até a semana passada;* contabilizou 1.241 atendimentos em junho.
“O mês de fevereiro contou com um aumento de 28% nos atendimentos;* se comparado ao mês de janeiro;* já o mês de março contou com uma redução de 12;*72% em relação a fevereiro. O mês de abril ficou sem atividades;* devido à pandemia do novo coronavírus; porém em maio houve uma queda de 69;*26% dos atendimentos;* se comparado ao mês de março”;* destacou.
De acordo com o secretário municipal de Finanças;* Wilson Quiles Junior – “Quilão”;* esta variação se deu por conta da pandemia e pelas medidas para possibilitar o atendimento;* respeitando o distanciamento social; além da procura elevada por atendimentos relacionados a parcelamentos e pagamentos de tributos;* típicos de início do ano;* tornando a época geralmente a mais movimentada.
“A Central de Atendimento antes da pandemia chegava a receber até 250 pessoas em dias de pico;* em épocas de grande procura;* como no início do ano; chegando a cerca de 5 mil pessoas atendidas mensalmente. Atualmente a procura foi reduzida;* devido à pandemia e às alternativas aos serviços da Central de forma on-line;* facilitando a vida da população”;* enfatizou.
O titular da Pasta ainda destacou que os serviços presenciais estão sendo realizados respeitando as orientações das autoridades de saúde. Ele ainda recomendou que esta modalidade seja utilizada apenas quando não for possível solucionar os problemas por meio das alternativas on-line ou quando os atendentes solicitarem a ida à Central de Atendimentos.
“Assim que notamos os riscos da pandemia;* oferecemos alternativas para que a população tenha condições de ter acesso aos principais serviços da Central de Atendimento sem ter que sair de casa; seja pelo Portal da Prefeitura;* telefone ou Whatsapp. Os atendimentos presenciais contam com álcool em gel na porta;* marcadores de distância no chão;* cadeiras demarcadas para espera;* controle de entrada e uso obrigatório de máscara. Desta forma;* a população e os servidores evitam o progresso do novo vírus na cidade;* e continuam contando com atendimentos de qualidade da Prefeitura”;* concluiu.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.