Estão sendo distribuídos kits para higiene bucal aos alunos
Com objetivo de incentivar a higiene bucal e comemorar o Dia do Dentista;* a Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através da Secretaria de Saúde;* e capitaneado pela Divisão Odontológica está realizando a Semana da Saúde Bucal;* entre os dias 21 e 25. O secretário de Saúde;* Antônio Brito;* disse que a Semana da Saúde Bucal tem por objetivo incentivar a escovação dos dentes e realizar a prevenção contra doenças. “Gostaria de parabenizar os dentistas pelo seu dia e dizer que a Semana de Saúde Bucal é uma ação da Secretaria de Saúde com objetivo de incentivar o habito de escovar os dentes todos os dias”.
Brito ressaltou que uma boa higiene bucal é extremamente importante em todas as idades. “Os cuidados com a boca;* gengiva e;* em especial;* com os dentes previnem o mau hálito e alguns outros problemas bucais;* como a cárie;* tártaro e gengivite;* que em geral são causados pela proliferação descontrolada de bactérias na cavidade oral. A alimentação aliada a outros fatores propicia a instalação e multiplicação de bactérias na boca. Por isso;* devemos ter muita atenção com a nossa higiene bucal;* limpando a boca;* gengiva;* língua e dentes adequadamente"".
A Secretaria de Saúde;* através da Divisão Odontológica informou que durante a Semana estão sendo realizadas atividades e a distribuição de kits de higiene oral;* cuidadosamente desenvolvidos para esta Semana de Saúde Bucal;* reforçando a necessidade de uma higiene eficiente e uma educação contínua. A programação da Semana da Saúde Bucal já passou pelas escolas CMEI Irene Resina;* Projeto Pequerrucho São Lucas;* Jardim Nossa Senhora de Fátima;* Irene Resina;* Almerinda Ramos de Souza Leão;* Parnaso;* EMEIF Jardim Nossa Senhora de Fátima e Casa do Garoto. Hoje de manhã e a vez da Casa do Garoto;* CEMEI Cíntia Reis;* CEMEI Aritana;* EMEIF Nossa Senhora de Fátima;* CMEI Soledad Modelli e EMEIF Mário Covas. Já a tarde CEMEI Manoel Campos Ruiz;* EMEIF Jardim Nossa Senhora de Fátima e EMEIF Mário Covas.
Dia 24;* manhã EMEIF Sônia Jerônimo;* EMEIF José Maris;* EMEIF Mário Covas;* CMEI Soledad Modelli. A tarde EMEIF Mário Covas;* EMEIF Sônia Jerônimo;* EMEIF José Maris e CMEI Irene Resina. À tarde CEMEI Manoel Campos Ruiz e Casa do Garoto. Nesses dias serão realizados atividades educativas com as crianças;* escovação supervisionada por dentistas e ACDs;* teatro de fantoche e palestras sobre o tema Saúde bucal.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.