Palestrante debateu sobre poesia e ilustração em sala de aula
Palestrante debateu sobre poesia e ilustração em sala de aula
Ao todo 600 pessoas entre professores;* educadores e estudantes participaram do 2º dia do evento
Com ênfase na poesia e ilustração;* a palestrante Professora Doutora Eliane Galvão (Unesp/Assis);* abriu a segunda noite da Semana da Educação. Dando continuidade ao evento;* que acontece no complexo das Faculdades Faccat;* 600 professores;* educadores e estudantes participaram da programação;* promovida pela Prefeitura de Tupã;* através da Secretária da Educação.
Antes da palestra;* os alunos da escola de 2ª turno “Projeto Crescer”;* fizeram uma apresentação musical com violão;* flauta e percussão. Todas as noites do evento serão precedidas por apresentações culturais dos alunos. A Semana da Educação 2013 enfoca neste ano a formação continuada;* ciclo de palestras e oficinas;* formação do leitor e formação profissional. O tema escolhido é “Literatura e Formação do leitor”
A professora doutora Eliane discorreu sobre a relação dialógica entre a poesia e a ilustração na sala de aula;* mostrando como os professores podem melhorar suas atividades docentes;* utilizando o recurso da poesia e ilustração;* já que desenhar é uma das ações preferidas das crianças na escola e em sua própria casa.
A diretora de núcleo pedagógico e uma das representantes da comissão organizadora da semana;* Luciana Leal;* ressaltou que o foco da semana é com que cada palestrante abordasse algum aspecto da literatura infanto-juvenil;* desde narrativa;* conto e formação do leitor.
O vereador Caio Aoki;* que estava presente na abertura da semana;* lembrou que a semana foi criada na administração passada do prefeito Manoel Gaspar. “É um grande evento para a cidade;* especialmente para os profissionais da área;* e isso se reflete no aperfeiçoamento da educação de nossas crianças;* com todos os investimentos feitos pelo Governo Gaspar e Thiago;* estamos avançando e construindo um futuro melhor com ações pioneiras e inovadoras”;* disse o vereador.
A PALESTRANTE
A professora Eliane Galvão possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho;* Mestrado;* com linha de pesquisa em Literatura e Ensino;* e Doutorado;* com linha de pesquisa em Literatura e Vida Social;* ambos na área de Literaturas de Língua Portuguesa;* pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Desde 1999;* atua como professora titular da Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA;* nos cursos de Jornalismo;* Publicidade e Propaganda;* e Direito. Membro dos Grupos de Pesquisa Crítica e Recepção Literária (CRELIT) e Leitura e Literatura na Escola; (UNESP - Assis - SP). Eliane Galvão possui 16 Artigos completos publicados em periódicos;* 03 Livros publicados/organizados;* 14 Capítulos de livros publicados e 12 Trabalhos completos publicados em anais de congressos. As publicações versam sobre a Literatura infantil e juvenil e formação de leitores
PROGRAMAÇÃO
Na sequência da semana;* ainda hoje;* a partir da 19h30;* acontece a palestra sobre o tema: A importância dos contos de fadas para o imaginário infantil da palestrante Profª. Drª. Neuza Ciciliatto (Uel/Londrina). Na noite de quinta-feira;* o evento apresenta o tema: Literatura;* Escola e Sistema Cultural Dominante do Prof. Dr. e escritor Ricardo Azevedo. E na sexta feira;* encerrando a semana o tema da palestra: narrativas para crianças: modos de ler;* com a palestrante: Profª. Drª. Alice Áurea Penteado Martha (Uem/Maringá).
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.