Cantinho da leitura atrai crianças para o universo dos livros e histórias infantis
Cantinho da leitura atrai crianças para o universo dos livros e histórias infantis
Semana cultural também proporciona intervenções artísticas para alunos e oficinas para professores
Aproximadamente 10 mil crianças das escolas municipais;* estaduais e particulares de toda a região participarão da 1º Semana Cultural;* que acontece até sexta-feira dentro da programação da Semana da Educação;* promovida pela Prefeitura de Tupã. Apesar da pouca idade;* as crianças já demonstraram no espaço do complexo social das Faculdades Faccat;* o interesse pelos livros e histórias infanto-juvenis;* através do cantinho da leitura e intervenções artísticas. Oficinas de formação continuada também são oferecidas aos professores;* ADIs e estudantes da área educacional.
O cantinho da leitura proporcionou que os pequenos conheçam ainda mais as histórias presentes nos livros. São mais de 200 títulos expostos para a leitura. O livro ‘Moça bonita do laço de fita’;* da autora Ana Maria Machado;* foi um dos mais procurados palas crianças. A aluna na escola João Geraldo Iori;* Ana Carolina;* 8 anos;* leu atentamente o livro e contou sobre o que entendeu. “Ele conta sobre um coelho que queria ser igual a menina do laço de fita e fazia de tudo para ficar como ela”;* explicou.
O público infantil ainda conferiu atentamente as histórias do conto ‘Bichos do Mato’;* do autor Ricardo Azevedo;* que estará presente na semana nesta quinta-feira. A contação das histórias foi realizada pela professora Marcimiliana Aparecida Moreira. Ela destacou que utiliza recursos como fantoches;* instrumentos musicais para complementar a apresentação. Intervenções de dança e musicas também são expostas pelos alunos do da escola de segundo turno “Crescer”.
O aperfeiçoamento do ensino infantil também é um dos pontos trabalhados durante as 18 oficinas de formação continuada voltadas em diferentes áreas para professores;* auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) e interessados pela área educacional. A professora doutora da Unesp de Presidente Prudente;* Gilza Maria;* ministrou uma palestra sobre o tema ‘Cuida e Educar’. Gilza explicou que o objetivo da palestra é mostrar que na educação as duas palavras são componentes intrínsecos na formação dos profissionais que trabalham com crianças.
EDUCAR DESDE A INFÂNCIA É IMPORTANTE
O secretário de educação;* professor Marcos Leite;* que estava presente durante a Semana Cultural;* contou que a presença das crianças em contato com os livros;* teatro e apresentações musicais são estímulos fundamentais para desenvolver uma juventude leitora. “Não adianta querermos leitores se não há um trabalho para eles desenvolvam gosto pela leitura de livros;* revistas;* jornais e criam a capacidade de interpretar seu próprio mundo. Nós estamos trabalhando para que isto ocorra”;* disse o professor.
A diretora de núcleo pedagógico e uma das representantes da comissão organizadora da semana;* professora Luciana Leal;* explicou que os livros escolhidos para o cantinho são de autores renomados para o incentivo a formação do leitor. “Após a participação na semana;* as crianças ainda recebem um livro gratuitamente;* porque já nas séries iniciais se houver um trabalho contínuo com as crianças;* ela será um leitor;* uma pessoa melhor;* uma pessoa que se forma e nós formamos mais humanos com a leitura e se conseguimos transformarmos as pessoas;* já estamos contribuído muito para a educação”;* salientou.
A semana da educação acontece até sexta-feira com palestras e apresentações artísticas no período da noite. E a programação da Semana Cultural prossegue até sexta durante as manhãs e tardes;* com oficinas para os professores e cantinho da leitura;* dança e teatro para as crianças. A programação completa do evento está disponível no site da prefeitura;* através do link: tupa.sp.gov.br
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.