.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Sexta-feira, 03 De Julho De 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Pela 3ª vez Estado tenta derrubar flexibilização do comércio em Tupã

Pela 3ª vez Estado tenta derrubar flexibilização do comércio em Tupã


A Procuradoria Geral do Estado entrou nesta quarta-feira (1º/07) com novo mandado de segurança;* com o objetivo de derrubar a liminar concedida pela Justiça;* autorizando a Prefeitura de Tupã a flexibilizar a abertura do comércio de forma controlada.

É a terceira vez que o governo estadual tenta cassar o direito da Prefeitura de Tupã de regulamentar a retomada das atividades comerciais na cidade. Nas duas tentativas anteriores;* o Tribunal de Justiça de São Paulo;* através do desembargador Jacob Valente;* decidiu a favor da manutenção da liminar;* garantindo ao Município de Tupã a autonomia para editar atos normativos para disciplinar a suspensão da quarentena e permitir o retorno da atividade econômica local a partir do dia 11 de maio.

A decisão do TJ estabeleceu ainda que a autorização para flexibilização do comércio estava sendo concedida levando em consideração a análise dos dados estatísticos e científicos epidemiológicos reconhecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde;* além da adoção de medidas sanitárias de bloqueio da pandemia;* manutenção da capacidade do sistema de saúde em caso de surgimento (ou recrudescimento) de casos suspeitos ou confirmados;* e a proteção efetiva aos grupos de vulneráveis (idosos;* grávidas;* sem-teto;* pessoas com comorbidades;* entre outros).

3ª tentativa

A nova tentativa de derrubar a liminar concedida à Prefeitura de Tupã é baseada na decisão do próprio governo estadual;* que reenquadrou a região de Marília para a chamada Fase 1;* ou Fase Vermelha do Plano São Paulo;* que configura situação de alerta máximo.

Apesar de Tupã continuar mantendo a doença sobre controle;* graças à seriedade e responsabilidade das ações adotadas pela administração municipal para conter o avanço do Coronavírus;* a classificação do governo estadual indica que a região se encontra em fase de contaminação;* possibilitando assim a liberação de funcionamento apenas para serviços essenciais.

O secretário municipal de Assuntos Jurídicos;* Dr. João José Pinto;* o “JJ”;* o novo mandado de segurança impetrado pelo governo estadual causa preocupação justamente porque a região que Tupã faz parte está sendo considerada vermelha;* a mais crítica.

Ele lembrou que nas duas tentativas anteriores;* a região se enquadrava na Fase Laranja;* que permitia apenas o comércio. “Nosso receio é que nas outras duas tentativas do Estado a nossa região estava-se na Fase 2 e hoje a região de Marília está na pior fase;* onde é permitido apenas o funcionamento dos serviços essenciais.”;* analisou JJ.

É importante lembrar que além de fazer parte da região de Marília;* enquadrada na Fase 1 ou Vermelha;* a cidade de Tupã várias outras regiões também foram obrigadas a seguir o isolamento total;* incluindo Presidente Prudente;* Araçatuba e Marília;* Sorocaba e Ribeirão Preto.

Para o prefeito Caio Aoqui;* a nova tentativa do governo estadual contra a flexibilização do comércio tupãense serve de alerta à toda população para que efetivamente respeitem as medidas sanitárias (como o uso de máscaras) e de distanciamento social ;* evitando a possibilidade de aumento de casos da doença e consequentemente;* da taxa de ocupação hospitalar.

O chefe do Executivo também fez questão de frisar que a prefeitura tem registrado aumento das denúncias sobre aglomerações indevidas e outras formas de desobediência às medidas sanitárias de enfrentamento à doença.

“Mais uma vez o governo estadual está tentando derrubar a nossa liminar. Por isso;* agora;* mais do que nunca é necessário que todos realmente sigam as medidas que estão sendo adotadas. As pessoas que estão burlando essas normas não estão apenas colocando em risco a saúde de todos;* também podem fazer Tupã perder todos os avanços e conquistas obtidos até o momento;* nos obrigando a voltar ao regime de isolamento social e fechar novamente comércio”;* alertou.

622 Visualizações

Notícias relacionadas

864

.

26 de Março de 2025

Administração

.

Palestra sobre nova lei de licitações mobiliza participantes de toda região

.

Evento serviu para esclarecer e orientar equipes de administração pública de vários municípios

.
.
Continuar lendo
.

717

.

21 de Março de 2025

Administração

.

Tupã recebe palestra sobre a Nova Lei de Licitações

.

Evento contará com especialistas para esclarecer mudanças e impactos na administração pública

.
.
Continuar lendo
.

486

.

31 de Janeiro de 2025

Administração

.

Prefeitura abre processo seletivo para formação de cadastro reserva de profissionais de apoio escolar

.

Inscrições seguem abertas até o próximo dia 10 de fevereiro e devem ser feitas exclusivamente pela internet

.
.
Continuar lendo
.

819

.

20 de Dezembro de 2024

Administração

.

Prefeitura de Tupã decreta ponto facultativo para as festas de fim de ano

.

Terça-feira, 31, os atendimentos serão mantidos até as 13h, serviços retornam dia 3/1

.
.
Continuar lendo
.

412

.

19 de Novembro de 2024

Administração

.

Prefeitura informa quais serviços estão mantidos no feriado de 20/11

.

Coleta de lixo, atendimento na UPA e feira livre estão mantidos no Dia da Consciência Negra

.
.
Continuar lendo
.

925

.

29 de Abril de 2024

Administração

.

Prefeitura informa o que abre e fecha no feriado de 1º de maio

.

Unidade de Hidratação, coleta de lixo e feira livre são alguns dos serviços mantidos no Dia do Trabalho

.
.
Continuar lendo
.

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.