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Educação - Terça-feira, 14 de Julho de 2020

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SEDUC avalia desempenho das atividades escolares à distância

SEDUC avalia desempenho das atividades escolares à distância


SEDUC avalia desempenho das atividades escolares à distância

Desde a paralisação das atividades escolares;* diante da pandemia do novo Coronavírus;* a Secretaria Municipal de Educação iniciou a elaboração do projeto “Distantes sim;* Isolados não: família + escola: uma parceria que dá certo!”;* que oferece um panorama das etapas de planejamento da Pasta para avaliar o desenvolvimento da rede municipal de educação e atividades propostas.

De acordo com a Pasta;* as etapas do projeto contaram com a participação de equipes técnicas e pedagógicas da Secretaria;* da equipe de Gestores e Coordenadores das Unidades Escolares e com a colaboração e acompanhamento do Conselho Municipal de Educação (CME) e Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Segundo o secretário municipal de Educação;* professor Valdir Berti;* o trabalho teve por objetivo planejar e organizar ações voltadas para prevenção e proteção em relação ao enfretamento da COVID-19;* garantindo a continuidade da aprendizagem dos alunos.

“Entendemos que todos estão passando por tempos difíceis em meio ao isolamento social. No entanto;* é de responsabilidade de todos manter o distanciamento e com isso preservar a saúde dos pais;* funcionários das escolas e principalmente dos alunos”;* disse.

Em relação à avaliação;* o Secretário explicou que primeiro foi necessário elaborar uma pesquisa entre os gestores das escolas e escolas/creches;* para avaliar possíveis formas de retomar as atividades on-line e propor ações que correspondessem às necessidades do momento.

“Essa pesquisa foi elaborada pensando em cada etapa planejada para o ensino remoto e como estava sendo esse processo de desenvolvimento;* a organização da rotina de estudo das crianças;* as aulas enviadas aos alunos;* o horário de atendimento aos pais;* os plantões emergenciais; enfim;* buscamos respostas para que fosse melhorado e aprimorado todo esse processo”;* contou.

Valdir explicou que;* como se trata de crianças;* a presença dos pais e responsáveis foi fundamental na habituação do novo molde de ensino. Além disso;* o secretário disse que as secretarias das escolas buscaram estar em contato com os pais a todo o momento.

“A devolutiva dos pais tem sido um termômetro para os educadores da rede;* muitos ajustes estão sendo feitos para a melhoria desse ensino remoto e;* consequentemente;* da aprendizagem dos alunos. Sabemos também que as dificuldades enfrentadas pelos pais são o uso dos recursos tecnológicos;* bem como orientar nas atividades enviadas aos pequenos e;* em alguns casos;* no acesso à internet. Visto que muitas dessas questões já foram resolvidas”;* contou.

Segundo os dados atualizados e divulgados pela Pasta responsável;* 96% dos alunos das escolas municipais tem realizado as atividades propostas pelos educadores. Já os dados relacionados às escolas/creches e escolas de segundo turno;* 80% tem realizado.

A Pasta informou ainda;* que os levantamentos são essenciais para replanejamento e superação dos desafios que aparecem durante o percurso e que a Secretaria logo fará uma nova avaliação;* para verificar a eficácia dos planos já colocados em prática pelas Unidades de Ensino.

O secretário aproveitou para agradecer o empenho de todos e principalmente pela compreensão e dedicação dos pais e responsáveis. “A compreensão e dedicação dos pais está sendo essencial nesta nova etapa da educação em nosso município. Somente com esta parceria entre o Executivo e os responsáveis;* seremos capazes de manter essas atividades”;* agradeceu.

O prefeito Caio Aoqui também ressaltou a importância da parceria entre os pais e a Administração;* fazendo com que o ensino siga mesmo em meio a pandemia. “Desde o início da elaboração das etapas para dar continuidade ao ensino nas escolas;* pedimos o apoio e a compreensão dos pais e responsáveis. Isto porquê o incentivo deles é ainda mais importante para as crianças;* que necessitam da figura de um mentor para apreenderem melhor”;* ressaltou.

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