Palestra sobre narrativas para crianças encerra Semana da Educação
Palestra sobre narrativas para crianças encerra Semana da Educação
Evento termina com saldo positivo de inscritos e de visitação na semana cultural
A semana de Educação 2013 termina hoje com mais um ciclo de palestra para professores;* estudantes e profissionais da área educacional. Os números apresentados pela organização do evento promovido pela Prefeitura de Tupã;* através da Secretaria de Educação;* mostram que por noite mais de 600 pessoas conferiram no complexo das Faculdades Faccat;* as palestras e apresentações culturais. Durante as manhãs e tardes;* aproximadamente 7 mil crianças participaram da 1º edição da Semana Cultural;* evento que acontece dentro da programação da Semana da Educação. Além disso;* 200 professores e auxiliares de desenvolvimento infantil participaram das 18 oficinas de formação continuada.
O último da semana;* que tem como tema “Literatura e formação do leitor”;* traz;* além do tradicional cantinho da leitura;* duas apresentações de contação de história para as crianças visitantes. Já a partir da 19h30;* uma palestra da professora doutora Alice Áurea Penteado da (UEM/Maringá) encerra a semana com o tema: narrativas para crianças: modos de ler.
Sobre o evento;* a professora da rede municipal de Bastos;* Gabriela Yamacutti;* contou que este ano está trabalhando em uma sequência didática para os seus alunos de três anos. “Eu vou apresentar um seminário em novembro;* e a semana veio a calhar com o meu projeto. O tema debatido aqui vai me ajudar a formular melhor algumas questões que preciso apresentar no final do ano. Eu gosto de literatura;* poesia;* contos de fadas;* e todos os temas foram muito bem escolhidos”;* disse.
O professor da escola João Geraldo Iori;* Cleyton Torres;* participou das quatro noites do evento e das oficinas de formação continuada para aperfeiçoar o conhecimento ministrado em sala de aula. “Aprendi muito através as ações promovidas;* todo o conhecimento adquirido será levado para os alunos;* porque eles percebem que o professor está se preparando para dar um subsídio melhor a cada dia”;* afirmou o professor.
O prefeito Manoel Gaspar parabenizou a organização da Semana da Educação e disse que o evento é pensado para que todos aproveitem a semana e transformem o conhecimento em prática dentro e fora das salas de aula. “Gostaria de parabenizar a todos que organizaram este importante evento que tenho certeza que resultará em boas ações;* projetos para elevar mais o conhecimento tanto dos educadores quanto dos alunos. Nós gestores públicos temos que acreditar no ensino de qualidade se não;* não há motivo para realizar este evento”;* disse Gaspar.
CICLO DE PALESTRAS
A primeira noite contou com a presença do professor doutor João Ceccantini da Unesp/Assis. João agradeceu a prefeitura pelo convite e explicou que o debate da noite teve como objetivo pensar em formar leitores desde pequeno até a vida adulta. “O desafio é pensar em como fazer isso;* porque estudos comprovam que uma sociedade leitora é condição essencial para o desenvolvimento de um país”;* ressaltou.
Na segunda noite do evento;* a professora doutora Eliane Galvão apresentou o tema Poesia e Ilustração em sala de aula. Eliane contou que a ideia era mostrar aos professores que formar um leitor pode ser agradável e divertido e não precisa ser repetitivo. “Objetivo é cativar as crianças;* trabalhar com cores;* jogos imagéticos e sonoros trabalhando em casa e na escola”;* salientou.
No terceiro dia de palestras;* o tema debateu a importância dos contos de fadas para o imaginário infantil. A palestrante foi a professora doutora Neuza Ciciliato. Ela destacou que através de movimentos como a semana da educação;* é possível lançar a iniciativa para fazer as mudanças necessárias no ensino. “Oferecer livros permite com que a criança tenha contato e prazer pela leitura;* nós sabemos o quanto a leitura nos leva para outro mundo;* a história só existe nas palavras;* mas damos a vida para ela”;* afirmou.
O quarto da semana foi um dos mais esperados. O autor;* ilustrador e professor Ricardo Azevedo vencedor de quatro prêmios Jabuti atraiu cerca de 1000 pessoas sua palestra que apresentou o tema Literatura;* Escola e Sistema Dominante.
Antes das palestras da semana;* alunos das escolas municipais e do Projeto Crescer da escola de segundo turno;* apresentaram intervenções artísticas como dança;* música e teatro para os participantes.
OFICINAS
O aperfeiçoamento do ensino infantil também é um dos pontos trabalhados durante as 18 oficinas de formação continuada voltadas em diferentes áreas para professores;* auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) e interessados pela área educacional.
SEMANA CULTURAL
A primeira edição da Semana Cultural;* que aconteceu dentro da programação da Semana da Educação;* promovida pela Prefeitura de Tupã;* contou com a participação de aproximadamente 7 mil crianças das escolas municipais;* estaduais e particulares de toda a região.
Através de espaços como o cantinho da leitura e contação de histórias dispostos no complexo das Faculdades Faccat;* as crianças já demonstraram desde cedo o gosto e interesse pela leitura. Diversos títulos de literatura brasileira;* que totalizam 5 mil exemplares;* adquiridos pela Prefeitura de Tupã;* foram dispostos para exposição. Cada criança da rede municipal de ensino ainda ganhou um exemplar dos livros de literatura gratuitamente.
O secretário municipal de educação;* professor Marcos Leite;* contou que a presença das crianças em contato com os livros;* teatro e apresentações musicais são estímulos fundamentais para desenvolver uma juventude leitora. “Não adianta querermos leitores se não há um trabalho para eles desenvolvam gosto pela leitura de livros;* revistas;* jornais e criam a capacidade de interpretar seu próprio mundo. Nós estamos trabalhando para que isto ocorra”;* disse o professor.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.