.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Palestra sobre narrativas para crianças encerra Semana da Educação

Palestra sobre narrativas para crianças encerra Semana da Educação


Evento termina com saldo positivo de inscritos e de visitação na semana cultural

A semana de Educação 2013 termina hoje com mais um ciclo de palestra para professores;* estudantes e profissionais da área educacional. Os números apresentados pela organização do evento promovido pela Prefeitura de Tupã;* através da Secretaria de Educação;* mostram que por noite mais de 600 pessoas conferiram no complexo das Faculdades Faccat;* as palestras e apresentações culturais. Durante as manhãs e tardes;* aproximadamente 7 mil crianças participaram da 1º edição da Semana Cultural;* evento que acontece dentro da programação da Semana da Educação. Além disso;* 200 professores e auxiliares de desenvolvimento infantil participaram das 18 oficinas de formação continuada.

O último da semana;* que tem como tema “Literatura e formação do leitor”;* traz;* além do tradicional cantinho da leitura;* duas apresentações de contação de história para as crianças visitantes. Já a partir da 19h30;* uma palestra da professora doutora Alice Áurea Penteado da (UEM/Maringá) encerra a semana com o tema: narrativas para crianças: modos de ler.

Sobre o evento;* a professora da rede municipal de Bastos;* Gabriela Yamacutti;* contou que este ano está trabalhando em uma sequência didática para os seus alunos de três anos. “Eu vou apresentar um seminário em novembro;* e a semana veio a calhar com o meu projeto. O tema debatido aqui vai me ajudar a formular melhor algumas questões que preciso apresentar no final do ano. Eu gosto de literatura;* poesia;* contos de fadas;* e todos os temas foram muito bem escolhidos”;* disse.

O professor da escola João Geraldo Iori;* Cleyton Torres;* participou das quatro noites do evento e das oficinas de formação continuada para aperfeiçoar o conhecimento ministrado em sala de aula. “Aprendi muito através as ações promovidas;* todo o conhecimento adquirido será levado para os alunos;* porque eles percebem que o professor está se preparando para dar um subsídio melhor a cada dia”;* afirmou o professor.

O prefeito Manoel Gaspar parabenizou a organização da Semana da Educação e disse que o evento é pensado para que todos aproveitem a semana e transformem o conhecimento em prática dentro e fora das salas de aula. “Gostaria de parabenizar a todos que organizaram este importante evento que tenho certeza que resultará em boas ações;* projetos para elevar mais o conhecimento tanto dos educadores quanto dos alunos. Nós gestores públicos temos que acreditar no ensino de qualidade se não;* não há motivo para realizar este evento”;* disse Gaspar.

CICLO DE PALESTRAS

A primeira noite contou com a presença do professor doutor João Ceccantini da Unesp/Assis. João agradeceu a prefeitura pelo convite e explicou que o debate da noite teve como objetivo pensar em formar leitores desde pequeno até a vida adulta. “O desafio é pensar em como fazer isso;* porque estudos comprovam que uma sociedade leitora é condição essencial para o desenvolvimento de um país”;* ressaltou.

Na segunda noite do evento;* a professora doutora Eliane Galvão apresentou o tema Poesia e Ilustração em sala de aula. Eliane contou que a ideia era mostrar aos professores que formar um leitor pode ser agradável e divertido e não precisa ser repetitivo. “Objetivo é cativar as crianças;* trabalhar com cores;* jogos imagéticos e sonoros trabalhando em casa e na escola”;* salientou.

No terceiro dia de palestras;* o tema debateu a importância dos contos de fadas para o imaginário infantil. A palestrante foi a professora doutora Neuza Ciciliato. Ela destacou que através de movimentos como a semana da educação;* é possível lançar a iniciativa para fazer as mudanças necessárias no ensino. “Oferecer livros permite com que a criança tenha contato e prazer pela leitura;* nós sabemos o quanto a leitura nos leva para outro mundo;* a história só existe nas palavras;* mas damos a vida para ela”;* afirmou.

O quarto da semana foi um dos mais esperados. O autor;* ilustrador e professor Ricardo Azevedo vencedor de quatro prêmios Jabuti atraiu cerca de 1000 pessoas sua palestra que apresentou o tema Literatura;* Escola e Sistema Dominante.

Antes das palestras da semana;* alunos das escolas municipais e do Projeto Crescer da escola de segundo turno;* apresentaram intervenções artísticas como dança;* música e teatro para os participantes.

OFICINAS

O aperfeiçoamento do ensino infantil também é um dos pontos trabalhados durante as 18 oficinas de formação continuada voltadas em diferentes áreas para professores;* auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) e interessados pela área educacional.

SEMANA CULTURAL

A primeira edição da Semana Cultural;* que aconteceu dentro da programação da Semana da Educação;* promovida pela Prefeitura de Tupã;* contou com a participação de aproximadamente 7 mil crianças das escolas municipais;* estaduais e particulares de toda a região.

Através de espaços como o cantinho da leitura e contação de histórias dispostos no complexo das Faculdades Faccat;* as crianças já demonstraram desde cedo o gosto e interesse pela leitura. Diversos títulos de literatura brasileira;* que totalizam 5 mil exemplares;* adquiridos pela Prefeitura de Tupã;* foram dispostos para exposição. Cada criança da rede municipal de ensino ainda ganhou um exemplar dos livros de literatura gratuitamente.

O secretário municipal de educação;* professor Marcos Leite;* contou que a presença das crianças em contato com os livros;* teatro e apresentações musicais são estímulos fundamentais para desenvolver uma juventude leitora. “Não adianta querermos leitores se não há um trabalho para eles desenvolvam gosto pela leitura de livros;* revistas;* jornais e criam a capacidade de interpretar seu próprio mundo. Nós estamos trabalhando para que isto ocorra”;* disse o professor.

314 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.