Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura alerta sobre os cuidados com a saúde mental em meio à pandemia
Os impactos da pandemia do novo Coronavírus vão além da saúde do corpo e atinge também a saúde mental das pessoas em tempos de distanciamento social. Por isso;* a Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde;* mantém os órgãos de atenção à saúde psicológica à disposição de toda a população.
No município;* o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Ambulatório de Saúde Mental;* são órgãos voltados especificamente ao tratamento psicológico dos munícipes;* e visam amparar pessoas que apresentem quadros de sofrimento psíquico intenso.
De acordo com a psicóloga do Ambulatório de Saúde Mental;* Aline Madureira;* é importante que as pessoas se atentem aos incômodos psicológicos durante a permanência em casa;* causados pelo distanciamento social. Isto porque a COVID-19;* além de trazer complicações físicas;* pode ocasionar também mudanças drásticas na vida emocional e mental.
“Precisamos buscar movimentos internos;* que nos façam entender tudo que está acontecendo e mudar completamente o nosso modo de pensar. Além disso;* é importante que nós passemos a pensar mais no próximo;* para que nossas ações não adoeçam os outros;* mas sim os ajudem a enfrentar essa situação que tanto mexe com o emocional”;* disse.
A psicóloga explicou também que;* com a pandemia;* as queixas sobre aumento de angústias;* tristezas;* crises de ansiedade e do pânico;* aumentaram. “Dentro do cenário que vivemos agora é comum que pensamentos catastróficos;* desemprego;* sentimentos de insuficiência;* tomem conta da mente;* acarretando inúmeros transtornos. No entanto;* podemos buscar meios que nos ajudem a passar por isso;* como a utilização dos eletrônicos;* que nos permitem manter o contato com amigos e familiares;* mesmo que à distância”;* pontuou.
Já o secretário municipal de Saúde;* Dr. Miguel Ângelo de Marchi;* explicou que a Pasta permanece atenta às situações que necessitam de atenção psicossocial.
“É importante que todos saibam que o CAPS e o Ambulatório estão à disposição daqueles que mais necessitam de apoio psicológico em meio a pandemia do Coronavírus. Para receber atendimento;* pedimos que os munícipes liguem no CAPS;* através dos números (14)3491-2311 e (14)3491-2061;* para que seja agendado o melhor horário para o atendimento”;* pediu.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.