Evento termina com saldo positivo de participantes
Evento termina com saldo positivo de participantes
7 mil crianças e centenas de visitantes tiveram acesso a uma programação diversificada
Após cinco dias de intensas atividades;* os números apresentados pela organização da Semana da Educação;* promovida pela Prefeitura de Tupã;* através da Secretaria de Educação;* mostram que por noite mais de 600 pessoas conferiram no complexo das Faculdades Faccat;* as palestras e apresentações culturais. Durante as manhãs e tardes;* aproximadamente 7 mil crianças participaram da 1º edição da Semana Cultural;* evento que aconteceu dentro da programação da Semana da Educação. Além disso;* 200 professores e auxiliares de desenvolvimento infantil participaram das 18 oficinas de formação continuada.
A 1º Semana Cultural atraiu milhares de crianças que se entretiveram com as contações de história;* apresentações teatrais e musicais;* e ainda entraram em contato com os livros disponíveis no espaço e no final tiveram a oportunidade de levar para casa um livro de literatura brasileira. “O que nós desejamos é que o livro seja aberto no sentido em que pais as famílias possam ler com as crianças;* estimulando uma sociedade de leitores”;* afirmou o secretário municipal de educação;* professor Marcos Leite.
Sobre o clico de palestras;* Marcos destacou a presença de grandes nomes da educação e literatura do Brasil;* que estiveram em Tupã. “Todos os oficineiros e palestrantes trouxeram para Tupã o que há de mais moderno para se pensar no ensino de literatura;* o que me deixa mais feliz ainda de estarmos fazendo um governo;* Governo do Manoel e Thiago;* na direção certa de formar leitores e através das palestras vemos que estamos no caminho certo;* que o projeto apresentado e defendido pelo nosso governo é um projeto que tem alcançado seu objetivo;* que tem tocando professores e crianças para conseguimos melhorar a educação”;* salientou.
RICARDO AZEVEDO
Um dos palestrantes mais aguardados foi o escritor Ricardo Azevedo;* que ressaltou sobre o grande desafio de formar uma sociedade leitora;* condição essencial para a humanização e desenvolvimento. “Os jovens leem na escola;* mas quando eles saem;* deixam de serem leitores;* só leem livros técnicos e objetivos;* e isso justamente é uma pena porque eles ficam alheios a arte;* a literatura e a subjetividade”;* disse o escritor.
Um dos momentos mais emocionantes da semana;* foi o encontro do pequeno José Leandro de Oliveira;* 9 anos;* com Ricardo Azevedo. José é aluno da Escola Estadual Maestro Nelson de Castro e contou para o autor que é fã dos livros infantis escritos por ele. Na conversa José disse que seu livro predileto era o “Contos de Bichos do Mato” e ainda ao lado do escritor;* a criança falou timidamente: “Quero ser um autor como você;* seus livros são muito bons.”
PARTICIPAÇÃO
Antes da palestra de Ricardo Azevedo;* com o salão lotado;* as crianças das Emeief Gov. Mario covas e Sônia Jerônimo apresentaram duas dramatizações de contos clássicos do escritor.
Orgulhosa com a apresentação de seu filho Guilherme;* de 6 anos;* Silvania Ribeiro;* falou da importância de já se formar um leitor desde pequeno. “É necessário que eles já estejam desde cedo neste universo;* porque sabemos que educação se faz através de leitura e toda a informação é muito bem vinda. Nós procuramos estimular muito o Guilherme mesmo com pouca idade;* nós começamos soletrando as letrinhas para ele já ir pegando o gosto pela leitura;* para que já entenda a importância de que a leitura é um bem para o futuro dele mesmo”;* ressaltou a mãe.
A vice-diretora da escola João Geraldo Iori;* Rosemeire Pereira;* disse que estava com uma grande expectativa para a semana;* especialmente para a palestra do autor Ricardo Azevedo. “Os nossos alunos estudam e leem os livros do Ricardo;* nós temos muito livros do dele e todos estavam ansiosos para conhecê-lo;* ele mostra como uma criança pode ser mais humana;* ser mais politizada;* não só voltada para a educação de fantasias;* mas que pense no ser humano como um ser real. Eu creio que o Ricardo trouxe essa reflexão;* nós vamos sair daqui hoje refletindo em como agir melhor em sala de aula;* tornando a criança um ser humano melhor;* com um futuro melhor”;* concluiu.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.