Nova empresa fará o transporte coletivo urbano de passageiros
Nova empresa fará o transporte coletivo urbano de passageiros
Número de ônibus passará de 5 para 15 e fará 7 linhas que ganharão nome indígena
A Prefeitura da Estância Turística de Tupã anunciou nesta sexta-feira;* dia 25;* a empresa vencedora da concorrência para o transporte coletivo urbano de passageiros do município de Tupã. A empresa vencedora que atendeu todos os requisitos do certame foi a Cooper Brasil de Guarulhos. Agora o prefeito Manoel Gaspar irá assinar o contrato com a empresa de transportes coletivo. O representante da Cooper Brasil;* Laércio Rossi;* de Guarulhos;* esteve nesta sexta-feira conversando com o chefe do executivo tupãense e com o secretário de Administração;* Dorival Coquemala.
Na oportunidade;* eles conversaram sobre as questões envolvendo o transporte público e demanda existente no município. “Foi uma reunião agradável. Nós estivermos acertando alguns detalhes para que o sistema de transporte público seja com mais qualidade;* eficiência e que atende de melhor forma possível a população que necessita do transporte público”. Rossi explicou que o preço do bilhete único é de R$ 2;*60. Também destacou sobre a implantação do bilhete único para ter acessibilidade aos veículos de transporte público. “A implantação do bilhete único demanda entre 60 a 90 dias;* pois;* haverá diversos pontos de venda espalhados por todo o município”.
O contrato firmado com a empresa é de 10 anos;* podendo ser prorrogado por igual período. Atuando no mercado desde 1998;* a Cooper Brasil;* também atua no sistema de transporte coletivo urbano em Guarulhos;* com 350 veículos e em Brasília;* com 357 veículos de transporte urbano de passageiros;* entre outras cidades;* irá triplicar o numero de microônibus no município de 5 para 15 veículos;* que estarão percorrendo 7 linhas. “Inicialmente estaremos em Tupã com 15 microônibus;* mas;* dependendo da demanda existente poderemos chegar ate 30 microônibus”.
A empresa entrará em operação implantará 7 linhas que percorrerão diariamente todos os bairros da cidade de Tupã. “Como Tupã é uma cidade turística denominamos cada linha com um nome de uma nação indígena. Isto fortalece Tupã como pólo turístico e faz os passageiros a conhecer mais sobre os atrativos turísticos culturais que o município possui”. A linha Pataxó fará Universo/Tupã com um veiculo; Yanomami;* Tupã/Varpa com um veiculo; Ticuna Mercado Municipal/Circular I;* com dois veículos; Guarani;* COHAB “Antônio Pereira Gaspar/Industrial I;* com três veículos; Chavante Rodoviária/Parnaso;* com três veículos; Potiguara Jardim Casari ao Centro com três veículos e Vanuire Centro/Circular II com dois veículos.
De acordo com Rossi;* haverá 3 linhas especiais. A linha para jogos esportivos e eventos que estará pegando os passageiros até 1h30 antes dos jogos ou eventos. Sairão ônibus de todas as linhas para ir ao local do evento; a linha que liga os hospitais da cidade com as unidades de saúde do município (UBS;* USF e UPA) e a linha turística que levará os visitantes da cidade até o Distrito de Varpa para conhecer as riquezas culturais e naturais do povoado formado pelos descendentes de letos. “A linha turística funcionará todos os sábados;* domingos e feriados e é uma forma de segurança porque muitas pessoas na hora do lazer ingerem álcool e pega o veículo. Isto é muito perigoso e é uma infração de trânsito”;* alerta. Também haverá a linha escolar;* que atenderá a entrada e saída das faculdades e Universidades UNESP.
Coquemala disse que as linhas serão integradas. ”Estamos criando sete linhas regulares e com itinerário inteligente onde serão integradas. Também estaremos implantando o bilhete único onde o munícipe poderá utilizar em uma hora quantos ônibus necessitar por uma única tarifa”.
De acordo com Coquemala também explicou que os Distritos de Parnaso;* Universo e Varpa serão atendidos por ônibus de uma em uma hora. “Nenhum munícipe de Tupã ficará mais de 15 minutos nos pontos de ônibus a espera de condução e também não andará mais de três quarteirões para ter acesso ao transporte publico. Todos os ônibus terão acessibilidade para idosos e cadeirantes através de elevadores instalados em cem por cento da frota;* nos antecipamos à determinação de Lei Federal que prevê isto para dezembro de 2014”
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.