Sabesp completa 35 anos com universalização dos serviços em Tupã
Sabesp completa 35 anos com universalização dos serviços em Tupã
Gaspar parabeniza companhia por metas alcançadas no município
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) realizou na manhã de ontem a comemoração de seus 35 anos de trabalhos em Tupã;* completados no dia 1º de Novembro. O prefeito Manoel Gaspar esteve presente na sede da Sabesp para uma confraternização com gerentes e funcionários da empresa.
No início de sua fala;* o prefeito cumprimentou a todos enfatizando os investimentos realizados pela Sabesp em Tupã;* que demonstram o compromisso da empresa com a qualidade de vida do município e o apoio que a cidade recebe. “A Sabesp e Tupã construíram uma grande parceria que resulta em obras de saneamento e ampliação da qualidade de vida da população”;* disse Gaspar.
Gaspar também relatou sobre a saúde preventiva;* um trabalho buscado pela companhia. “Todos nós temos que pensar que saúde preventiva começa desde cedo;* fornecendo serviços básicos que garantam a melhoria da vida das pessoas. A Sabesp trabalha com profissionais coesos;* que buscam o melhor para nossa população;* não é por acaso que temos 100% de água tratada;* esgoto coletado e tratado;* isso é pensar em saúde preventiva e nesse sentido;* temos uma água de qualidade que ajuda na diminuição da mortalidade infantil;* os índices de Tupã estão entre os menores de nossa região”;* afirmou Gaspar.
O prefeito ressaltou ainda que a cidade de Tupã foi a primeira da região a conseguir a universalização do saneamento.
Na oportunidade;* o gerente divisional da Sabesp;* engenheiro Eudóxio Blanco;* agradeceu a todos os colaboradores que já passaram pela empresa e a todos os atuais funcionários e destacou as importantes conquistas nesses 35 anos no município e o trabalho feito pela empresa. “Nós trabalhamos com a saúde da população e isso nos motiva muito. Estamos felizes com todo o apoio e amizade da administração municipal. Todas essas conquistas são frutos também do apoio dos empregados;* visto que os desafios são vencidos;* juntamente com apoio de uma equipe que veste a camisa da empresa e é comprometida com o trabalho e os desafios”;* afirmou Eudóxio.
Desde 2009;* o engenheiro Eudóxio Ribeiro Blanco;* vem desempenhando a função de Gerente Divisional;* com o apoio dos funcionários e a grande parceria da administração municipal;* a Sabesp de Tupã é destaque na região;* conquistando excelentes resultados no cumprimento das metas e indicadores;* além de cumprir os compromissos de investimentos assumidos na renovação do Contrato de Programa.
Há exatos 35 anos;* José Francisco Barbosa trabalha na Sabesp de Tupã. Ele contou que tanto na vida profissional e na vida pessoal a Sabesp desenvolveu um papel fundamental. ”Ganhei muita experiência;* entrei aqui quando tinha 18 anos e quero continuar por muitos outros anos;* foram muitas alegrias vividas aqui e assim vamos vivendo”;* disse.
AS CONQUISTAS EM TUPÃ
A companhia chegou a Tupã no ano de 1978;* na gestão do ex-prefeito Carlos Eduardo Abarca e Messas. Um dos grandes defensores da entrada da Sabesp em Tupã ocorreu com o Sr. Inocêncio Virginio Chiaradia;* botucatuense que visualizou que solução dos problemas de saneamento em Tupã seria a passagem para a Sabesp. Desde então a companhia;* teve grandes conquistas ao longo destes anos.
Em 1992;* Tupã ganhou um grande reforço no abastecimento de água;* com a construção do poção com profundidade de 1.500 metros e capacidade de extração de 500 mil litros por hora. Atualmente são extraídos 350 mil litros de água por hora.
Outra grande obra foi a construção da estação de tratamento de esgotos;* uma das maiores obras de infraestrutura de saneamento no Estado de São Paulo. Em 2002;* em um trabalho de parceria entre a Sabesp e a prefeitura;* o então e atual prefeito Manoel Gaspar;* o ex-deputado Rodolfo Costa e Silva e Governo do Estado;* foi inaugurada a estação de tratamento de esgotos. Assim;* Tupã;* incluindo os distritos de Varpa;* Parnaso e Universo;* passou a ser uma cidade 300% - 100% de água tratada;* 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado.
Em 2008;* já em novo ambiente regulatório do saneamento básico;* foi renovado o contrato com município;* passando como Contrato de Programa;* sendo aprovada a Lei autorizativa na Câmara Municipal e renovado o contrato.
Neste ano;* outra grande conquista foi o anúncio em agosto de uma nova adutora de água tratada na zona leste de Tupã. As obras já estão na metade e são feitas pela Sabesp;* através de recursos próprios;* em parceria com a Prefeitura Municipal e atenderá 20 mil moradores da região;* além de garantir o abastecimento pelos próximos anos nos novos loteamentos. A obra também irá aperfeiçoar a expansão e universalização do saneamento no município. A canalização da adutora tem uma extensão de 3.500 metros e a previsão é de que até fevereiro esteja pronta.
O investimento;* que atinge R$ 920 mil com recursos da Sabesp;* permitirá a ampliação e melhoria no abastecimento;* na qualidade e quantidade de água;* beneficiando de imediato os imóveis existentes;* além de contar com uma projeção para atendimento nos próximos 20 anos;* contribuindo para o desenvolvimento do bairro.
GERÊNCIA DA SABESP
O primeiro gerente seccional de Tupã foi Dejair José Zampieri. Em sequência o segundo gerente seccional foi Carlos Almir de Carvalho Dias e em substituição a Carlos Almir;* em 1983 chegava a Tupã;* Ayrton Pelim;* que em parceria com o Poder Municipal na gestão do Prefeito Jesus Guimarães;* melhorou índices de atendimento de coleta de esgotos em diversos bairros;* dentre os da Zona Zul e permaneceu como Gerente Seccional até 1991 e após tornou-se gerência divisional e sua função passou a ser gerente divisional;* até abril 2009.
A EMPRESA
Presente na vida de 27;*9 milhões de pessoas;* a Sabesp é considerada a segunda maior empresa de saneamento do mundo em número de clientes. No dia 1º de novembro de 2013;* a Empresa completa 40 anos de fundação com bons resultados em termos de atendimento;* relacionamento com a comunidade e um plano de metas que universalizará os serviços até o final da década.
A Companhia é mista e responsável pelo fornecimento de água tratada;* coleta e tratamento de esgotos em 363 municípios do Estado de São Paulo. Nestas 4 décadas;* o índice de mortalidade infantil passou de 87 a cada grupo de mil para 13;*3 óbitos para cada grupo de mil nascidos.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.