Prefeitura entrega mudas de crotalária para alunos das creches e escolas municipais
Prefeitura entrega mudas de crotalária para alunos das creches e escolas municipais
"
Planta ajuda no combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti
A Prefeitura de Tupã continua com as ações de combate a dengue. Através da Secretaria de Meio Ambiente;* na manhã de ontem;* 05;* foi realizada a entrega de 1500 mudas de Crotalária. A planta;* quando floresce;* atrai predadores do mosquito transmissor. A ação aconteceu nas escolas João Geraldo Iori;* Odinir Magnani;* José Maris;* Nossa Senhora de Fátima;* Sônia Jerônimo e na creche Irene Fontana Bueno.
O secretário municipal de meio ambiente;* Renan Pontelli explicou que ação desenvolvida tem com o objetivo de intensificar as formas de combate a doença. “A medida da distribuição de mudas de crotalária aos alunos da rede;* para plantar nas escolas e em suas casas;* visa diminuir assim os casos da doença. A iniciativa funciona como uma medida preventiva e agora em períodos chuvosos é necessário todas as maneiras possíveis de combate”;* salientou Renan.
Renan explica que a planta ao florescer atrai a libélula;* que coloca seus ovos em água parada e limpa;* da mesma maneira que o aedes;* os ovos viram larvas que se alimentam de outras larvas;* e se no local tiver larvas do aedes elas serão “comidas” pelas larvas da libélula. “Além disso;* a própria libélula quando adulta se alimenta do mosquito aedes;* é mais uma forma de prevenção ao avanço do mosquito”;* explicou.
O secretário ressaltou acreditar que os resultados sejam satisfatórios;* mas que;* no entanto;* a crotalária é só mais uma forma de se agregar no combate à dengue. “A população deve continuar nas ações que já vêm sendo realizadas. Toda forma de combate ao mosquito é válida"";* disse.
As mudas podem plantadas em qualquer local como vasos e jardins;* inclusive em margens de rios;* por se tratar de um arbusto de pequeno porte. O seu crescimento é rápido. Todas as mudas foram provenientes do viveiro municipal.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.