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Atenção Básica divulga relatório de atendimento de suspeitos de Covid-19
O Departamento de Atenção Básica de Tupã apresentou um levantamento quantitativo de pacientes com síndrome gripal que foram atendidos nas unidades de saúde do município. Os relatórios correspondem aos casos de pessoas com sintomas característicos da covid-19.
A iniciativa visa centralizar os dados oficiais a respeito da procura por atendimento nas Unidades de Atenção Básica e também dos que deram entrada em clínicas particulares e que seguem o protocolo de notificação na Vigilância em Saúde.
De acordo com a diretora do setor responsável pelo levantamento;* Simone Veronez Bauer;* os dados foram tabulados por unidade de saúde. “Reunimos o total de pessoas positivadas e com suspeita da doença no município entre 20 de julho e 30 de dezembro de 2020”;* explicou.
Monitorar o acumulado em cada unidade possibilita avaliar as ações municipais para prevenção;* assistência e diagnóstico de casos.
OS DADOS
As 16 Unidades de Atenção Básica de Tupã (UBS e PSF) atenderam 2.668 pessoas com síndrome gripal nos dias úteis de julho a dezembro. E 4.005 pacientes diagnosticados pelo município ou por clínicas privadas foram monitorados pelos profissionais das unidades de saúde.
Os diagnósticos positivos e os casos suspeitos que estão em isolamento domiciliar são acompanhados pelas unidades de saúde do município;* diariamente a cada 24 ou 48 horas;* para saber se houve ou não evolução da doença;* e se há cumprimento do período de quarentena.
“66;*61% das pessoas acompanhadas;* foram notificadas na Atenção Básica. Isso mostra que as unidades realmente são a portas de entrada preferencial de todo o serviço de saúde”;* informou Simone.
A maior demanda de pacientes com síndrome gripal foi registrada no Centro de Saúde I;* com 22% dos atendimentos gerais;* seguida da Vila Formosa;* e da Vila Abarca. De acordo com o secretário de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marqui;* os registros são proporcionais a quantidade de pessoas na área.
“O CSI;* a Formosa e a Abarca têm fluxo maior de atendimentos;* enquanto as demais unidades atendem em média 4 mil pessoas por mês”;* explicou.
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