Prefeitura inicia primeira Olimpíadas do Projeto Crescer
Prefeitura inicia primeira Olimpíadas do Projeto Crescer
"
Tocha olímpica é acesa em clima de emoção e marca abertura oficial da competição
Na noite da última segunda-feira;* 04;* aconteceu a abertura oficial da 1º Olimpíada da Secretaria de Educação. A solenidade foi realizada no ginásio de esportes do centro de educação integrada (CEI). A olimpíada segue até o próximo dia 14;* fomentando uma competição saudável entre os alunos dos projetos “Crescer” e Pequerrucho.
Um dos momentos mais esperados e que gerou emoção entre atletas e espectadores durante a cerimônia de abertura foi quando o aluno da APAE Maurício Botan acendeu a pira olímpica. Mauricio deu uma volta olímpica dentro do ginásio;* acompanhado pelo bombeiro José Paulo Ramos;* que empurrou sua cadeira durante todo o percurso.
A abertura contou com a presença do secretário de educação Marcos Leite;* o secretário de esportes;* Geraldo Magela;* a coordenadora dos projetos;* Fabiana Roldan;* a coordenadora de núcleo pedagógico;* Luciana Leal e ainda o professor de judô Teruo Nakamura.
Segundo o secretário de educação;* professor Marcos Leite;* o objetivo não é formar atletas de ponta e sim trabalhar com o esporte educativo. “Primeiro queremos trabalhar com a formação educacional;* nós queremos que as crianças aprendam a respeitar as regras e a se estimular para as atividades esportivas em geral. Mas claro que muitos talentos acabam surgindo nessa atividade;* em uma parceria com a secretaria de esportes e recreação;* as crianças podem ser indicadas para alguma modalidade que possam vir a ter um papel de alto rendimento”;* explicou.
Leite reforça que as modalidades dos projetos são inclusivas. “Os pais e responsáveis que querem que seus filhos participem de uma atividade complementar na formação podem inscrever seus filhos;* porque nosso trabalho é melhorar a formação de nossas crianças”;* concluiu.
O secretário de Esportes;* Geraldo Magela;* destacou a iniciativa do projeto “Crescer” que proporciona vários segmentos para as crianças e jovens. “Tenho certeza que os jogos vão ser ótimos e espero poder acompanhar o desenvolvimento das crianças na parte educacional e quem sabe na área esportiva”;* salientou.
A aluna Maria Fernanda;* da Emef João Geraldo Iori;* leu para os atletas o juramento da competição. Alunos dos projetos ainda realizam apresentações artísticas para todos os presentes.
CRONOGRAMA
Ao todo;* 1400 alunos participam de 7 modalidades entre Natação;* Xadrez;* Futebol;* Futsal;* Tênis de mesa;* Judô e Jiu Jitsu.
Estão participando das olimpíadas os alunos do Projeto de Segundo Turno- Crescer tanto do CEI como dos Núcleos João Geraldo Iori;* Nossa Senhora da Paz;* Tupã Mirim e Santa Rita de Cássia ""Izilda de Freitas"" ao lado da Estação Ferroviária.
Também participarão os alunos do Projeto Pequerrucho do Núcleo São Lucas e do Centro de Integração do Menor (CIM). Todas as modalidades serão sediadas no CEI;* exceto o Tênis de Mesa;* que será realizado na Associação Cultural Esportiva e Recreativa de Tupã (ACERT).
A programação será a seguinte: nos dias 05;* 06 e 07 de novembro - futsal (manhã - 07h30 e tarde - 13h30); dia 05 de novembro - Judô (noite - 18h); dia 08 de novembro - tênis de mesa (tarde – 14h) na Acert; dia 09 de novembro (sábado) piscina pedagógica (tarde - 14h) - jiu-jitsu (manhã - 08h); dia 10 de novembro (domingo)- piscina grande (manhã – 09h); dias 11;* 12;* 13;* e 14 de novembro - Futebol (manhã – 07h30m e tarde – 13h30m) e dia 11 de novembro - xadrez (tarde – 14h) no refeitório do CEI.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.