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Administração - Quinta-feira, 07 de Novembro de 2013

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Natal: vende mais quem se planeja

Natal: vende mais quem se planeja


Natal: vende mais quem se planeja

SEBRAE-SP orienta lojistas de rua, shopping e e-commerce a saírem na frente e lucrarem mais com a data Com a proximidade do Natal, principal data para o comércio varejista, a estimativa é de que o período de fim de ano seja bom e surpreenda as expectativas, já que os consumidores, segundo o Serasa Experian, estão renegociando suas dívidas e tendo novamente acesso ao crédito. O tempo é curto, mas ainda dá tempo. A palavra chave é planejamento. Antes de mais nada o empreendedor precisa fazer um check-up do histórico de vendas. O Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) de Tupã orienta o empresário para que relembre o desempenho dos anos anteriores: quais foram os produtos mais procurados; o que encalhou; quais foram os horários de pico; como foi o preparo da loja; atendimento; quantos funcionários temporários contratou e se teve problema com troca de mercadorias”. No caso de reforçar a equipe o momento de contratar é agora. Faça um contrato com uma empresa de prestação de serviços de 90 dias e, caso seja necessário, renove por mais 90. Não deixe para cima da hora. O funcionário temporário deve ser treinado, tem que conhecer os produtos e também precisam pegar o jeito da loja. Fique atento. A empresa que alocar o profissional precisa ter certidão de regularidade junto ao Ministério do Trabalho e esse empregado precisa ser registrado (CLT). Outro ponto importante é aguçar os sentidos do consumidor: visão, tato, cheiro e paladar. A vitrine independente do formato do negócio (rua, shopping ou e-commerce) precisa saltar aos olhos e convidar o cliente para entrar ou navegar, no caso da home page do site. “Fragrâncias agradáveis atraem freqüentadores e tornam o ambiente mais gostoso. Tocar é uma necessidade da maioria, muitos gostam de mexer nas peças, provar e testar combinações e só depois efetuar a comprar. E, por fim, degustação Loja de Rua Invista no visual. Decore o estabelecimento com enfeites natalinos e deixe os produtos expostos nos locais com maior trafico de clientes. Os artigos devem ficar na altura do olhar. O ideal é 1,60m, o que corresponde à média da estatura do brasileiro. Invista na iluminação para o dia e para a noite. A luz certa favorece a mercadoria. A vitrine precisa ser bem iluminada e o reflexo do sol deve ser controlado. E-commerce A home page também precisa estar no clima festivo. Uma diagramação atrativa e especial para a data é fundamental; A navegação precisa ajudar o cliente a ter detalhes do produto. Utilize o sistema de lupa (zoom) para o consumidor visualizar a peça. Ele substitui a necessidade do cliente tocar o produto; transmita confiança. Contrate o serviço de segurança e coloque testemunhais de quem já compro e respeite o prazo de entrega. Não se comprometa com uma data que não poderá cumprir. Fidelização Aproveite o movimento intenso para cadastrar todos os clientes. Faça uma planilha simples com nome, telefone, endereço e e-mail. Com essas informações você poderá avisá-lo sobre promoções e lançamentos por meio de malas diretas ou e-mail marketing.


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