Campanha prevê conscientização para o exame de próstata
Campanha prevê conscientização para o exame de próstata
Aconteceu na manhã de ontem;* quarta-feira;* no Paço Municipal;* durante uma coletiva com a imprensa;* o lançamento da campanha “Novembro Azul”;* que tem por tema “Seja homem;* encare essa! O preconceito também mata”. O objetivo da campanha é conscientizar os homens acima de 40 anos a realizar o exame de próstata. A doença é a segunda maior causadora de mortes em homens;* no Brasil;* perdendo apenas para o câncer de pele. De acordo com o presidente do Rotary Clube Vanuíre;* Vildes Guandalini;* a iniciativa de se realizar esta campanha decorreu do fato da mesma não possuir grandes proporções nacional e estaduais. “Queremos expandir esta campanha primeiramente a nível municipal;* fazendo com que essa conscientização do câncer de próstata seja mais conhecida. Ela é a quarta doença que mais mata no Brasil;* mas atualmente não existe praticamente nada sobre esta conscientização”;* disse.
Passeata
Segundo Guandalini;* será realizada uma passeata na Avenida Tamoios;* neste sábado;* com saída da Tamoios com Mandaguaris;* a partir das 9 horas;* em frente do “Dallas”;* até a confluência da Rua Aimorés. “Contamos com a presença de todos. Queremos agradecer a parceria com a prefeitura;* que nos apoia neste evento;* assim como as Faculdades Esefap;* Fadap/Fap e a Etec ‘Massuyuki Kawano’;* estendendo os agradecimentos a todas as entidades que nos ajudam. Vamos colocar faixas na avenida. Pretendemos fazer um mês inteiro de conscientização;* porque ainda hoje existe um preconceito muito grande do homem em fazer o exame”;* comentou. Pretende-se com a iniciativa conscientizar os homens para que façam pelo menos uma vez por ano o exame. “Quanto antes constatarmos a doença;* melhor. Há possibilidade de pelo menos 90% para a cura da doença;* quando esta é diagnosticada cedo. Agora;* se a doença for constatada em desenvolvimento;* ficará mais difícil de se cuidar. Pretendemos conscientizar os homens para que no futuro a prevenção não seja mais difícil”;* explicou.
Saúde
Conforme Daruana Aleixo;* diretora administrativa da Secretaria de Saúde;* a pasta está apoiando a iniciativa;* juntamente com o apoio das demais instituições de ensino. Assim;* durante todo este mês de novembro;* serão desenvolvidas ações voltadas para a saúde do homem;* começando sábado com a passeata de conscientização;* para que a população veja a necessidade e a importância dos homens procurarem uma unidade de saúde para a realização do exame. Conforme o cronograma;* no dia 11;* segunda-feira;* as unidades começam a desenvolver ações voltadas para a saúde do homem. No dia 18;* haverá a palestra para os médicos e funcionários da área da saúde;* voltada para melhoria no atendimento do homem e do idoso. No dia 19;* que é o dia mundial do homem;* as unidades estarão aumentando o seu horário de atendimento;* estendendo as atividades das 18 às 21 horas. “Durante o mês de novembro;* a Secretaria de Saúde estará fazendo um levantamento de empresas privadas com a maior porcentagem de homens acima de 40 anos. Estaremos desenvolvendo;* dentro desta empresa;* ações de conscientização para que estes homens procurem as nossas unidades de saúde”;* comentou. Segundo dados do Inca;* a cada ano surgem 60 mil novos casos de câncer de próstata. A Sociedade Brasileira de Urologia divulgou também que 77% dos homens têm preconceito em realizar o exame e 55% têm receio. “Os homens não devem ter receio quanto a realização do exame;* mas sim do resultado”;* disse Daruana.
Atividades
De acordo com Simone Veronez Bauer;* diretora de Saúde;* uma das ações da secretaria é a intensificação da oferta do exame antígeno prostágeno específico;* popularmente conhecido como PSA (que é um exame laboratorial). Durante todo o mês de novembro;* para os pacientes do sexo masculino;* com idade acima de 40 anos;* as unidades de saúde prestarão orientações a respeito das condicionalidades e indicações do PSA para o paciente aderir ao mesmo.
Serão realizadas consultas com o urologista;* em caso de alteração do PSA; rastreamento dos fatores de risco para a detecção precoce da hipertensão arterial e diabetes;* com a intensificação da oferta do exame sanguíneo de glicemia em jejum; verificação do índice de massa corpórea; investigação dos hábitos alimentares e orientação sobre a importância da realização da atividade física;* entre outros”;* explicou Simone ressaltou que serão distribuídos folhetos educativos na primeira quinzena;* voltados para a saúde do homem nas diversas faixas etárias. “Na segunda quinzena deste mês;* a distribuição será voltada para a saúde do idoso”;* concluiu.
Câmara
Representando a Câmara;* o vereador Caio Aoqui comentou que a realização do “Outubro Rosa”;* idealizado pelo Rotary Vanuíre;* apresentou bons resultados. Agora;* é lançada uma campanha direcionada aos homens;* onde se espera o mesmo resultado.
Apoio
Segundo a secretária Municipal de Governo;* Maria Elisa Gaspar;* a campanha está oficialmente lançada. “Nós acreditamos que o melhor remédio é a prevenção. A Secretaria de Saúde não está aí só para distribuir remédios e atender os doentes;* mas também para fazer campanhas de prevenção;* porque assim nós teremos uma cidade com mais saúde”;* explicou.
Pedido
A secretária solicitou para que as pessoas que possuem uma conta no “Facebook”;* compartilhem a “fan page” do Rotary Clube Vanuíre de Tupã;* para que se dê uma maior amplitude à campanha.