.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Zoonoses envia 235 escorpiões para produção de soro contra veneno do animal

Zoonoses envia 235 escorpiões para produção de soro contra veneno do animal


Zoonoses envia 235 escorpiões para produção de soro contra veneno do animal

A Secretaria de Saúde de Tupã encaminhou 235 amostras de escorpião para produção de soro antiescorpiônico no Instituto Butantan. Dessa forma;* de Marília a Panorama;* o município torna-se o único a cumprir o ciclo completo de ações preconizadas pelo Ministério da Saúde para controle desses animais.

Segundo o chefe de Departamento de Controle de Zoonoses;* Robison Luis;* ao destinar os escorpiões capturados vivos para o laboratório de São Paulo;* será possível produzir soro para tratamento de pacientes em unidades de saúde de todo o estado.

“Nós possuímos uma equipe específica para esse trabalho;* realizamos a captura diurna e noturna;* ações de panfletagem e conscientização e;* por fim;* fechamos o ciclo com o envio das amostras”;* explicou Robison.

Os escorpiões são levados para o Butantan mensalmente;* ou até que o Departamento de Vigilância em Saúde julgue ter coletado quantidade considerável de espécimes. “As amostras foram levadas na manhã desta segunda-feira (15) pelo Departamento de Transporte e por um agente de Zoonoses;* assim garantimos a integridade dos servidores e asseguramos que as amostras cheguem lá vivas”;* informou a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha.

O soro é produzido a partir da retirada do veneno do próprio animal. A espécie mais comum na região é a Tityus serrulatus;* popularmente conhecida por escorpião-amarelo. As fêmeas não precisam de um macho para reprodução e cada uma chega a produzir de 25 a 40 filhotes.

O secretário de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marqui ressalta que o clima de Tupã propicia o aparecimento desses animais;* por isso há maior propensão a acidentes. E lembra que o atendimento para as vítimas em Tupã é feito exclusivamente na Santa Casa de Misericórdia;* única unidade no município que realiza aplicação do antídoto antiescorpiônico.

As medidas de prevenção de acidentes por escorpião estão cada vez mais intensas em Tupã. Sabendo da importância de ações para controle desses animais que não podem ser erradicados do ambiente;* o prefeito Caio Aoqui;* parabenizou o empenho das equipes envolvidas. “É um trabalho incessante e indispensável para o bem-estar da população;* que cada dia que passa apresenta mais resultados positivos para a saúde pública de Tupã e região”.

472 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.