Secretaria de Assistência Social e APAE visitam modelo implantado em Bauru
A Secretaria Municipal de Assistência Social;* através da Diretora de Proteção Social Especial Ana Cláudia Lavagnini da Costa;* juntamente com a equipe técnica e o Presidente da APAE;* Benedito Rodrigues Gonçalves e o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Dr. João José Pinto;* estiveram em Bauru na semana passada para capacitação e visita técnica à Residência Inclusiva da cidade.
A Residência Inclusiva é um serviço de acolhimento institucional de Alta Complexidade do Serviço Único de Assistência Social que acolhe jovens e adultos com deficiência em situação de dependência e que necessitam de cuidados de terceiros.
A secretária municipal de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* assinou termo que aceita a residência para o município de Tupã e a APAE assumirá o serviço de acolhimento a partir de Janeiro de 2014.
Isaura Gaspar ressaltou a importância desse serviço que será oferecido pela APAE e a demanda será encaminhada pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). “A dependência pode afetar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Essa situação;* junto com as barreiras;* limita as tarefas diárias e restringe a participação social. Por isso;* todo o trabalho social das equipes técnicas terá como premissa o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a construção de projetos de vida;* buscando;* sempre que possível;* a reintegração à família e/ou outras formas de convivência com maior independência e autonomia para desenvolver tarefas do dia a dia”;* explicou Isaura.
Para o atendimento na Residência Inclusiva é preciso uma equipe de referência que conta com psicólogo;* assistente social;* terapeuta ocupacional;* cuidador e auxiliar de cuidador. A casa deve funcionar 24 horas e representa uma política de desinstitucionalização e reordenamento dos serviços de acolhimento de jovens e adultos com deficiência no país.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.