Convidados apreciaram culinária regional em jantar preparado por alunos do curso de Turismo Rural
Na noite da última quarta-feira;* dia 6;* foi realizado pelo Sindicato Rural de Tupã;* em parceria com a Secretaria da Agricultura;* Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP));* no pesqueiro Fênix;* o segundo Pé na Roça.
O festival gastronômico teve como objetivo divulgar o curso de Turismo Rural;* que se encontra na segunda turma e completou seu nono módulo. A preparação do jantar servido para aproximadamente 180 pessoas foi realizada pelos próprios alunos;* dentro das normas da ABNT.
O secretário da Agricultura;* Alécio Morandi;* disse que o curso de Turismo Rural é cerca de 90% realizado através de aulas práticas. “A metodologia do nosso curso é diferenciada;* eles aprendem fazendo e isso facilita o aprendizado e o torna mais interessante. É muito gratificante fazer parte desse projeto;* que está resgatando a cultura do nosso município e também futuramente ajudará no giro econômico da cidade”.
Márcio Vassoler;* presidente do Sindicato Rural;* ressaltou a importância do segundo Pé na Roça. “Nossa entidade realiza cerca de 40 cursos anuais;* e esse tipo de evento mostra à população que não realizamos apenas a Exapit. Parabenizo todos os envolvidos e com certeza o Turismo de Tupã está caminhando para um grande crescimento”;* sublinhou.
Além do jantar o festival apresentou o coral “Gente que Canta”;* uma pequena loja com artesanatos da cidade e presenteou os convidados com mudas de plantas e flores.
Futura Sede
O vereador do município de Tupã;* Valter Moreno;* um dos responsáveis pela pasta da Secretaria da Agricultura;* está com um projeto junto ao prefeito Manoel Gaspar;* para a aquisição de um lote;* onde será construído um prédio a ser utilizado pelos integrantes do Turismo Rural.
Interessados no curso de Turismo Rural devem procurar a Secretaria de Agricultura (3491-1030) ou o Sindicato Rural (3496-1125).
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.