Prefeitura realiza entrega de camisetas para alunos do projeto
Prefeitura realiza entrega de camisetas para alunos do projeto
83 adolescentes e jovens participam do projeto que busca resgatar a autoestima;* o incentivo a escola e ao trabalho
A secretária de assistência social;* Isaura Gaspar;* esteve ontem na sede do Cerfa (Centro de Reestruturação da Família) realizando a entrega de camisetas que serão usadas pelos 83 adolescentes e jovens que participam do projeto Jovem Talento.
Na oportunidade;* em uma conversa informal com os adolescentes;* Isaura Gaspar ressaltou aos jovens que o projeto propõe a realização de diversas atividades para que eles se sintam motivados e incentivados a mostrar suas habilidades;* fortalecendo os vínculos sociais;* educacionais e também proporcionando geração de renda.
Isaura ainda destacou estar muito contente com o projeto. A titular disse que os frutos do Jovem Talento já podem ser visto;* através do trabalho que eles fazem. “Os jovens estão aqui estão aprendendo coisas boas e úteis;* se tornando cidadãos mais dignos e melhores para a nossa sociedade. Inclusive temos alguns já empregados no mercado de trabalho. Então eu acho que isso é nossa maior conquista e valor que nos temos desse projeto”;* frisou.
A assistente social responsável pelo Jovem Talento;* Elaine Cacielli;* explica que todos os 83 adolescentes e jovens que participam receberão a camiseta. “As camisetas servirão como um uniforme para os alunos;* mas também como uma forma de identificar e divulgar o Jovem Talento”;* disse.
O projeto desenvolvido pela Prefeitura busca resgatar a autoestima e o incentivo a escola e ao mercado de trabalho;* além de diminuir a evasão escolar. Estimular a diminuição da evasão escolar e o manter a frequência e notas na escola é um dos grandes pontos trabalhados do projeto. Ainda de acordo com Elaine;* mesmo que o aluno não esteja na escola;* o projeto visa trabalhar a diminuição da evasão escolar e o incentivo a profissionalização através do estudo e atividades socioassistenciais.
Tamires Maria;* 13 anos;* participa das aulas de tear e manicure do projeto. A jovem destaca que adora participar do projeto. “Eu adoro o que estou aprendendo. O Jovem Talento;* com certeza;* tem um papel importante para nós jovens e adultos que participamos”;* afirmou.
OS CURSOS
Atualmente são oferecidos diversos cursos em três horários. De manhã e a tarde são feitas aulas de bordado;* manicure;* tecelagem e informática. São atendidos na parte da manhã os adolescentes de 12 a 14 anos;* e durante a tarde são os jovens de 14 a 20 anos que participam dos cursos de manicure;* tecelagem;* bordado;* informática;* pintura em tela e garçom.
Nos cursos noturnos são atendidos os familiares dos alunos e os demais adultos que desejam participar. Os cursos disponíveis são de panificação;* confeiteiro;* informática e custo0mização.
O Projeto Jovem Talento;* é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social;* através do Centro de Reestruturação da Família (Cerfa). O telefone para contato é 3496-2969.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.