Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prédio desativado recebe vistoria para controle de escorpiões
O departamento de Vigilância em Saúde;* por meio do Controle de Zoonoses de Tupã;* realizou uma vistoria no antigo prédio do Instituto de Psiquiatria de Tupã (IPT);* como parte do trabalho de controle de escorpiões. Além do local;* as casas da redondeza também foram monitoradas;* e os responsáveis orientados.
De acordo com o chefe de setor de Controle de Zoonoses;* Robison Luis;* a varredura no IPT foi realizada na tarde de quarta-feira (17). “O proprietário precisa fazer algumas adequações;* mas ele se mostrou bastante solicito;* contratou um caseiro;* e providenciará a limpeza do local”;* informou.
Folhas secas e entulhos de construção são ambientes propícios ao surgimento e à proliferação de escorpiões. Para encerrar a ação;* agentes de Controle de Zoonoses retornarão na próxima semana para efetuar uma busca-ativa noturna.
A diretora de Departamento de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* disse que os agentes são divididos em duplas;* com lanternas de luz negra;* e com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários conseguem visualizar os animais e captura-los com segurança.
O prédio do IPT é considerado um ponto estratégico para controle da ocorrência de escorpiões. No entanto;* segundo o secretário de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marchi;* não basta monitorar espaços abandonados ou desocupados. “Se a população da redondeza não colaborar;* não realizar as mudanças nas próprias casas;* de nada adiantará limpar o IPT”;* comentou.
Para evitar o aparecimento de escorpiões recomenda-se vedar portas;* ralos dos quintais e banheiros;* acessos à rede de esgoto;* e evitar o acumulo de resíduos. Dr. Miguel orientou também que caso apareça algum escorpião;* a população deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo (14) 3404-2202;* que uma equipe será enviada para o local.
O prefeito Caio Aoqui elogiou o trabalho do Controle de Zoonoses;* que cumpre todo o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde para prevenção de acidentes por escorpião. “Esse ciclo completo;* de orientação;* vistoria e captura noturna ocorre desde junho de 2019;* quando essa equipe assumiu os trabalhos. E a cada dia eles demostram resultados mais positivos”.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.