Secretaria de Agricultura realiza curso de Monitoria de Turismo Rural
Secretaria de Agricultura realiza curso de Monitoria de Turismo Rural
Iniciativa tem como objetivo fomentar o turismo local
A Prefeitura de Tupã;* por meio da secretarias municipais de Agricultura e Educação;* em parceria com o Sindicato Rural de Tupã;* Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo (FAESP);* encerrou;* no dia 30 de outubro;* o curso de Monitoria de Turismo Rural. A última aula foi ministrada na Estância Santa Mônica e na Estância Fênix pela instrutora do SENAR;* Graziela Grecco;* com a participação dos 15 alunos.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura;* Alécio Morandi;* o objetivo deste curso é preparar monitores para atuar no turismo rural e no turismo pedagógico em nossa estância turística. “Trata-se de uma capacitação que vem fomentar o turismo em Tupã”;* destaca.
O último dia de aula da capacitação teve início às 8h30;* quando 15 turistas da Associação dos Aposentados de Tupã foram conduzidos à Estância Santa Mônica;* onde fizeram alongamento;* aquecimento e caminhada;* orientados pelo educador físico Leonardo Oliveros. Em seguida;* foi servido um apetitoso café colonial. O grupo participou de um passeio pela propriedade monitorada pela proprietária Márcia Rótoli.
Nesta simulação prática desenvolvida pelos alunos do curso;* os turistas conheceram a propriedade histórica que pertenceu à família do fundador de Tupã;* Luiz de Souza Leão. O grupo também visitou a Estância Fênix onde foi recebido pelo monitor e proprietário Afonso Celso Ponce Cabrera e seus auxiliares. Enquanto os turistas conheciam pontos turísticos da propriedade;* outra equipe preparava um delicioso almoço. No final do passeio;* o grupo fez uma avaliação sobre a programação.
Os vereadores Valter Moreno Panhossi e Josias Gomes do Nascimento;* “Mangolo”;* têm apoio esta iniciativa da Secretaria da Agricultura;* Secretaria de Educação;* Sindicato Rural de Tupã;* SENAR e FAESP. Por meio do turismo rural e turismo pedagógico;* os proprietários rurais podem obter uma nova alternativa de renda.
Para o vereador Valter Moreno;* é preciso capacitar os proprietários interessados em desenvolver o turismo rural. Por isso;* a realização deste curso é importante;* pois nossa estância turística possui propriedades com potencial turístico.
O vereador “Mangolo” também reconhece a necessidade de se criar novas alternativas para os proprietários rurais e o turismo pode ser uma das opções econômicas.
A Secretaria Municipal de Agricultura informa que o curso de Monitoria de Turismo Rural também será ministrado em 2014. Os interessados podem entrar em contato por meio dos seguintes telefones: (14) 3441-2753;* (14) 3491-1030 ou (14) 99615-5273.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.