Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Cartilha desenvolvida em Tupã será disponibilizada para todo o estado
"
Uma cartilha para prevenção de crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes desenvolvida pela Rede de Proteção do município de Tupã será disponibilizada para todas as seccionais de Polícia Civil do estado. A ação foi viabilizada por uma parceria com a Delegacia Geral de São Paulo.
O conteúdo da cartilha resulta do trabalho colaborativo da SEMAS;* Conselho Tutelar;* Delegacia Seccional da Polícia Civil;* DDM;* CREAS;* e Prefeitura de Tupã;* e os custos para impressão do material foram assumidos pela Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” (ACADEPOL);* graças a mediação da Delegada de Defesa da Mulher de Tupã;* dra. Cristiane Camargo Braga.
“Este trabalho é uma estratégia de prevenção. Precisávamos orientar a população a voltar os olhos para as crianças;* identificando comportamentos que possam ser um indicativo de abuso”;* a delegada destacou que a demanda de crimes sexuais e os índices com vítimas menores de 14 anos em Tupã estão muito grandes.
Pensando nisso;* a Prefeitura de Tupã confirmou que fornecerá a cartilha para os técnicos de projetos da SEMAS e irá inserir os materiais da Campanha Faça Bonito 2021 no currículo da Rede Municipal de Ensino. De acordo com o secretário de Educação;* Valdir Berti;* os professores receberão uma formação técnica específica para trabalhar o tema durante as aulas.
“Ensinar como cuidar de si e cuidar do outro entra no que chamamos de Temas Transversais. As crianças precisam entender que algumas partes do corpo não devem ser tocadas;* e que se isso acontecer;* elas precisam conversam com alguém”;* o secretário destacou que as 3.700 crianças da Rede terão acesso ao material da campanha.
O foco do Faça Bonito deste ano foi alcançar o maior número de pessoas;* apesar das limitações impostas pela pandemia de coronavírus. Em nome de todos os conselheiros tutelares de Tupã;* Fabiana Rossi;* destacou ser fundamental perceber os sinais de que algo está errado com uma criança ou adolescente e denunciar nos canais apropriados. “As denúncias para nós do Conselho Tutelar;* para a Polícia e para o Disque 100 são totalmente seguras e garantem o anonimato. Ao fazer isso;* você estará salvando uma vida”;* declarou.
Denúncias também podem ser feitas no site https://www.tupa.sp.gov.br/facabonito;* que também dispõe de um acervo de vídeos especiais sobre o tema e oferece acesso à cartilha. A secretária de Assistência Social;* Patrícia Fernandes;* destacou que a mobilização a sociedade diante de casos de abuso e exploração é determinante para findar diferentes tipos de violação e violência que acarretam danos muitas vezes irreversíveis.
“As estatísticas mostram que geralmente o abuso sexual é realizado por pessoas próximas que detém poder sobre a vítima;* e isto torna a situação ainda mais difícil. Mas;* em caso de suspeita devemos pensar sempre na criança e no adolescente em primeiro lugar;* porque a omissão não deixa de ser um crime”.
O lançamento da cartilha ocorreu na tarde de quarta-feira (12);* em um evento restrito na Central de Polícia Judiciária. O prefeito Caio Aoqui parabenizou a Rede de Proteção e Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes e cumprimentou o diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 4 (Deinter-4);* dr. Ricardo Luiz de Paula Martines; e o Delegado Seccional de Polícia de Tupã;* dr. Luiz Antônio Hauy; presentes no evento.
“A pandemia nos impede de apresentar esta cartilha em uma ação aberta ao público. No entanto;* o mais importante é saber que o conteúdo criado em Tupã atingirá tantas pessoas;* e ajudará na conscientização e mobilização social para combate à exploração e abuso de menores”;* finalizou o prefeito.
".
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.