Prefeitura desobstrui criadouros no Córrego Afonso XIII
Prefeitura desobstrui criadouros no Córrego Afonso XIII
Iniciativa tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito Culex
Com o objetivo de combater focos de larvas do mosquito Culex;* a Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através da Secretaria de Obras;* esteve neste mês no trecho da Rua Miguel Gantus desobstruindo erosões no leito do Córrego Afonso XIII que estavam servindo de criadouros e permitindo a proliferação.
O secretário de Obras;* Danilo Aguillar;* esteve no trecho do Córrego Afonso XIII;* acompanhando os trabalhos de desobstrução do canal para eliminar as larvas do mosquito Culex. “Estamos acompanhando este trabalho juntamente com o engenheiro civil;* Luis Otavio;* que sabe quais os pontos onde a retroescavadeira deve desobstruir;* para a passagem das águas paradas”.
Aguillar informou que a retroescavadeira tinha eliminado três principais pontos que foram encontrados muitas larvas do mosquito Culex que são próximos ao piscinão;* próximo a Rua Caingangues e também a Rua Manoel Ferreira Damião. ”A Santa Casa entrou em contato com a Prefeitura;* através da Secretaria de Saúde;* que logo foi acionado a Vigilância epidemiológica ;* onde foram enviados agentes de combate aos insetos transmissores de doenças onde foram constatados os focos do mosquito Culex”.
Na oportunidade;* Danillo explicou que este é um trabalho paliativo;* mas que com a urbanização do Córrego Afonso XIII;* as erosões deixarão de existir no leito do córrego que não será mais um criadouro de mosquitos;* pernilongos ou insetos;* visto que o córrego será impemeabilizado e a água automaticamente não será mais empossada. ”Esta é uma obra de urbanização que melhorará a qualidade de vida dos moradores que moram próximo ao Córrego”.
O secretário de Saúde destacou o trabalho da Prefeitura;* através da Secretaria de Obras. ”Esta obra é essencial para a saúde da população próxima ao Córrego Afonso XIII e principalmente para os pacientes do Hospital Santa Casa que podem ser contaminados pelos insetos. Então a desobstrução destes criadouros é vital”. Destaca-se que com as chuvas do final de semana;* o fluxo de águas pluviais concorrem para desobstruir mais estes criadouros que foram eliminados pela Prefeitura.
O Culex é um gênero de mosquito descrito por Linnaeus em 1758;* vulgarmente conhecido por pernilongo ou pernilongo-comum;* que apresenta a maior variedade de espécies entre os culicídeos;* abrangendo uma grande variedade de nichos;* dos criadouros naturais;* como bromélias;* ou artificiais;* como pneus e vasos de plantas. É muito comum encontrar espécies de Culex em cidades;* sendo vetor de algumas doenças;* entre elas a filariose.
É vetor de vírus de encefalite como o do Nilo ocidental. Pode transmitir também a elefantíase;* sendo vetor de um nematelminto. O ciclo do seu desenvolvimento compreende-se em duas semanas e implica uma metamorfose completa (o que significa que durante vários estágios de seu desenvolvimento;* as mudanças também ocorrem no campo da sua morfologia e não somente no tamanho).
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.