.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 19 de Novembro de 2013

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura desobstrui criadouros no Córrego Afonso XIII

Prefeitura desobstrui criadouros no Córrego Afonso XIII


Iniciativa tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito Culex

Com o objetivo de combater focos de larvas do mosquito Culex;* a Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através da Secretaria de Obras;* esteve neste mês no trecho da Rua Miguel Gantus desobstruindo erosões no leito do Córrego Afonso XIII que estavam servindo de criadouros e permitindo a proliferação.

O secretário de Obras;* Danilo Aguillar;* esteve no trecho do Córrego Afonso XIII;* acompanhando os trabalhos de desobstrução do canal para eliminar as larvas do mosquito Culex. “Estamos acompanhando este trabalho juntamente com o engenheiro civil;* Luis Otavio;* que sabe quais os pontos onde a retroescavadeira deve desobstruir;* para a passagem das águas paradas”.

Aguillar informou que a retroescavadeira tinha eliminado três principais pontos que foram encontrados muitas larvas do mosquito Culex que são próximos ao piscinão;* próximo a Rua Caingangues e também a Rua Manoel Ferreira Damião. ”A Santa Casa entrou em contato com a Prefeitura;* através da Secretaria de Saúde;* que logo foi acionado a Vigilância epidemiológica ;* onde foram enviados agentes de combate aos insetos transmissores de doenças onde foram constatados os focos do mosquito Culex”.

Na oportunidade;* Danillo explicou que este é um trabalho paliativo;* mas que com a urbanização do Córrego Afonso XIII;* as erosões deixarão de existir no leito do córrego que não será mais um criadouro de mosquitos;* pernilongos ou insetos;* visto que o córrego será impemeabilizado e a água automaticamente não será mais empossada. ”Esta é uma obra de urbanização que melhorará a qualidade de vida dos moradores que moram próximo ao Córrego”.

O secretário de Saúde destacou o trabalho da Prefeitura;* através da Secretaria de Obras. ”Esta obra é essencial para a saúde da população próxima ao Córrego Afonso XIII e principalmente para os pacientes do Hospital Santa Casa que podem ser contaminados pelos insetos. Então a desobstrução destes criadouros é vital”. Destaca-se que com as chuvas do final de semana;* o fluxo de águas pluviais concorrem para desobstruir mais estes criadouros que foram eliminados pela Prefeitura.

O Culex é um gênero de mosquito descrito por Linnaeus em 1758;* vulgarmente conhecido por pernilongo ou pernilongo-comum;* que apresenta a maior variedade de espécies entre os culicídeos;* abrangendo uma grande variedade de nichos;* dos criadouros naturais;* como bromélias;* ou artificiais;* como pneus e vasos de plantas. É muito comum encontrar espécies de Culex em cidades;* sendo vetor de algumas doenças;* entre elas a filariose.

É vetor de vírus de encefalite como o do Nilo ocidental. Pode transmitir também a elefantíase;* sendo vetor de um nematelminto. O ciclo do seu desenvolvimento compreende-se em duas semanas e implica uma metamorfose completa (o que significa que durante vários estágios de seu desenvolvimento;* as mudanças também ocorrem no campo da sua morfologia e não somente no tamanho).

362 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.