Fundada a Academia Tupãense de Letras;* Ciências e Artes
Fundada a Academia Tupãense de Letras;* Ciências e Artes
Gaspar destacou formação da entidade em prol da cultura tupãense
Foi fundada nesta quinta-feira;* dia 14;* a Academia Tupãense de Letras;* Ciências e Artes (ATLECA). Um marco cultural importante na cultura literária tupãense. Na oportunidade;* foram lidas as congratulações à fundação da ATLECA. A diretoria da ATLECA tem como presidente;* Alcione Alcântara Gonçalves;* vice-presidente;* Elizabety Manrique Moreno;* secretario geral-Charles dos Passos;* 1º secretário-Iara Bianchi Nakayama;* 2º secretário-Iolanda Constantino Soler;* 1º Tesoureiro-Cláudio Campos e 2º Tesoureiro-Luis Carlos Sanches
O evento foi realizado no Portal das Estrelas. Ficaram como membros titulares-fundadores 1ª Alcione Alcântara Gonçalves tendo patrono Jorge Amado;* 2ª Charles dos Passos com Paulo Autran;* 3ª Elizabety Manrique Moreno;* com Graciliano Ramos;* 4ª Iara Bianchi Nakayama;* com Humberto de Campos;* Iolanda Constantino Soler com Castro Alves;* Luis Carlos Sanches com Luiz Bertazzoni. Os homenageados do evento foram o prefeito Manoel Gaspar;* o professor Altino Martinez e o fundador de Tupã;* Luis de Souza Leão.
Na oportunidade;* o prefeito Manoel Gaspar e o presidente da ATLECA;* Alcione Alcântara Gonçalves Também empossaram como membro titular-fundadora;* ocupando a 8ª cadeira;* Adriana Carrion de Oliveira;* com Cecília Meirelles;* 9ª Angélico Góis Morales;* com Maria Judith Zuzarte Cortesão;* 10ª Antônio Emilio Darmaso Eredia;* com Clarice Lispector;* 11ª Carlos Marcos Faustino;* com Vinicius de Moraes;* 12ª Dulcinéia Zampieri Forteza;* com Silvio Rodrigues;* 13ª Eliza Aparecida Alves Perico;* com Di Cavalcante;* 14ª;* Eduardo Rocha Duran;* Paulo Liminski;* Elísio Ishida;* com Sebastião Salgado;* 16ª Flôr Ainda Peregrino da Silva;* com Olavo Bilac;* 17ª Isabel Andrade da Silva Souza;* com Carlos Drummond de Andrade;* 18ª Jorge Eduardo Cavalcanti Carvalho;* com Mário Quintana;* 19ª Maria Velásquez Felipus;* com Érico Veríssimo;* 20ª Mario Vieira dos Santos;* com Cândido Portinari;* 21ª Miguel de Pier;* com Gonçalves Dias;* 22ª Paulo José de Oliveira Silva;* com Fernando Morais;* 23ª Reginaldo Euladio Manente;* com Roberto Mário Manente;* 24ª Renato Alves Nunes;* com René Descartes;* Valci Silva;* com Bezerra de Menezes;* Elianai Maestrello de Lyra;* com Monteiro Lobato e Vinicius Sanches Vessoni Pantolfi;* com Machado de Assis.
Gonçalves falou sobre o processo de formação da ATLECA. “Nós temos a partir de agora fortalecer a Academia Tupãense de Letras;* Ciências e Artes que já nasceu com importantes membros de Tupã e de outros estados do Brasil”. O prefeito Manoel Gaspar;* disse que Tupã merece uma Academia de Letras;* Ciências e Artes. “É com imensa satisfação participar desta fundação e espero que ela cresça e de bons frutos para engrandecimento da cultura”.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.