Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
CREAS de Tupã alerta para os diferentes tipos de violência contra os idosos
No mês de conscientização sobre a violência contra os idosos;* o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) de Tupã reforçou as orientações para prevenção de casos. Por vezes;* as vítimas não têm mais capacidade para se protegerem da violência;* seja por dificuldades cognitivas;* de mobilidade física ou por medo e precisam de ajuda para interromperem o ciclo de violência.
Comumente;* a violência no âmbito doméstico se manifesta de várias formas e se modifica ou fica mais intensa ao longo do tempo. De acordo com a coordenadora do CREAS;* Jaqueline Vieira;* “muitos idosos tornam-se invisíveis à sociedade e passam a sofrer maus-tratos que provocam sofrimento;* desesperança;* depressão e medo”.
O Estatuto do Idoso estabelece punições a pessoas que cometem atos de violência;* seja de violência física; psicológica; negligência; violência institucional; abuso financeiro; violência patrimonial; violência sexual; ou discriminação.
A violência física engloba a privação de liberdade;* e atitudes que causem dor;* ferimentos;* incapacidade ou até a morte. Os abusos emocionais incluem comportamentos que prejudicam a autoestima do idoso; xingamentos;* sustos e constrangimentos que podem ser sutis;* mas que geram prejuízos psicológicos muito graves.
O abandono e a negligência estão ligados ao tratamento oferecido;* a recusa em atender às necessidades básicas;* como higiene;* saúde;* medicamentos e de bem-estar;* a ausência ou a omissão de socorro. A exploração imprópria dos recursos financeiros ou patrimoniais dos idosos ocorre principalmente por parte de algum familiar;* e configura abuso financeiro.
“Toda e qualquer covardia deve ser impedida;* e essa realidade pode estar mais próxima do que se imagina. Os agressores;* muitas vezes;* são entes queridos da vítima;* por isso ela não consegue denunciar”;* comentou a secretária de Assistência Social;* Patrícia Fernandes. É fundamental que toda a sociedade esteja atenta em relação ao tema para identificar e defender os direitos dos idosos.
Para denunciar situações de violência acione o Disque 100;* entre em contato com o CREAS pelo 3491-5370;* ou procure pela Delegacia de Defesa da Mulher (3496-2555). As denúncias são anônimas;* e os profissionais são capacitados para sanar dúvidas e prestar socorro apropriado.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.